Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


06 setembro 2023

Feriado da Independência altera horário de expediente no Legislativo

Câmara ficará fechada na quinta-feira (7/9) e na sexta-feira (8/9)


A Câmara de Arujá não terá expediente nos dias 7/9 (quinta-feira), feriado nacional da Independência do Brasil, e na sexta-feira (8/9), ponto facultativo. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (11/9), a partir das 8h.

Nesse mesmo dia, às 18h, haverá Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube.

O calendário de feriados e pontos facultativos, estabelecido por meio do Ato da Mesa nº 671/2023,  está disponível no site da Câmara. Para consultar, clique aqui

História

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal, e a possibilidade de recolonização do Brasil estimularam o início do processo de independência.

Quem encabeçou o movimento foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

O rompimento com Portugal não foi pacífico, uma vez que houve resistência, com a deflagração de batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Os portugueses reconheceram a independência do Brasil em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. Dom Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.

Fonte: Brasil Escola/UOL

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!