Notícias
01 setembro 2022
Imigrante, Mitiko Muranaka tem sua história de vida reconhecida pelo Legislativo
Moção de Parabenização foi proposta por Maiolino e aprovada por unanimidade no Plenário da Casa
Mitiko Muranaka chegou ao Brasil com apenas oito anos de idade após viajar por 45 dias em um navio – o Africa Maru - que vinha do Japão em direção às Américas. Era o ano de 1959. Seis meses depois de desembarcar no Porto de Santos, a família de Mitiko chegou a Arujá disposta a trabalhar e construir uma nova história. E foi isso o que realmente aconteceu.
Ao chegar no Município, a família de Mitiko começou a plantar verduras e cuidar de granjas. Ela foi estudar e buscar uma profissão. Aos 13 anos, matriculou-se em um curso para cabeleireiro em Moema. Estudou na escola Washington Luiz Pereira de Souza e chegou a iniciar a faculdade de Pedagogia, mas não conseguiu conclui-la. Enfrentou a perda da mãe – Toyoko Tani - que faleceu após dar à luz à sua irmã, Catarine Marie Lourenço.
Casou-se com Fujimatu Muranaka, outro imigrante, responsável pela formação da escola do PL Golfe Clube, a qual gerenciou por 28 anos. Mitiko abriu um instituto de beleza no Jardim Ângelo, onde também reside.
Com a perda do marido, veio a depressão e a convite do irmão aceitou fazer aulas de dança. Feliz e com diplomas, reencontrou um sentido para sua vida. Por conta disso, está entusiasmada com a ideia de implementar em Arujá a prática da ginástica laboral Rizumo Taisso e assim propiciar às pessoas momentos de relaxamento e bem-estar.
A trajetória de Mitiko, marcada por momentos de luta e superação, foi reconhecida pelo Legislativo. A Casa de Leis aprovou na Sessão Ordinária de 29/8 uma Moção de Parabenização e Aplausos (nº 109/2022) de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD). “Fico imensamente feliz por prestar essa homenagem. Até porque minha mãe frequentou seu salão de beleza, que sempre foi muito acolhedor”, afirmou Maiolino em pronunciamento feito na Tribuna da Casa. Ele prometeu a encampar os projetos de Mitiko relacionados à ginástica laboral.
Os vereadores Renan de Arujá (PODE), Reynaldinho (PTB) e Gabriel (PSD) também fizeram questão de parabenizar o colega pela iniciativa, reconhecendo a contribuição de Mitiko e de toda a colônia japonesa presente em Arujá.
A íntegra dos pronunciamento está disponível no canal oficial do Legislativo no YouTube.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!