Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


26 março 2025

Maiolino anuncia moção de repúdio ao Governo do Estado por falta de vagas para pacientes oncológicos

A medida é um protesto contra a demora no atendimento de pessoas diagnosticadas com câncer


Na última Sessão Ordinária, realizada em 24/03, o vereador Paulinho Maiolino (PSD) usou a Palavra Livre para manifestar sua indignação com a Rede Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), vinculada ao Governo do Estado.

O parlamentar afirma que, nas últimas semanas, recebeu diversos relatos de pacientes diagnosticados com câncer que não conseguiram iniciar seus tratamentos pela central. Segundo ele, até o momento, oito pessoas com a doença procuraram seu gabinete após não serem encaminhadas para hospitais especializados, como os da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer (RHCCC), referência no estado de São Paulo.

De acordo com o vereador, a Secretaria Estadual de Saúde justifica a situação alegando falta de recursos para atender toda a demanda. No entanto, Paulinho destacou que a espera é inaceitável e descumpre a Lei Federal nº 12.732/2012, que determina que o tratamento oncológico deve começar em até 60 dias após o diagnóstico.

"Tem pacientes esperando há um ano e meio, nove meses, sete meses... Só para conseguir a primeira consulta com o oncologista, e só depois disso é que os exames são solicitados. Isso é um absurdo! Os pacientes não podem esperar", protestou o vereador.

Diante da gravidade da situação, Paulinho anunciou que, na próxima Sessão Ordinária, apresentará uma Moção de Repúdio ao Governo do Estado, cobrando providências urgentes para garantir que os pacientes oncológicos tenham acesso ao tratamento no tempo determinado por lei.

Imagem: Acervo Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Últimas Notícias


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!