Notícias
09 dezembro 2021
Maria Luzia recebe Título Honorífico de Cidadã Arujaense
Solenidade foi marcada por eloquentes discursos e elogios à ex-secretária
Aplaudida de pé por uma plateia composta por familiares, ex-colegas, munícipes e autoridades públicas, Maria Luzia Bortone Salles Couto tornou-se a mais nova arujaense após receber o título honorífico de cidadania, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo (Decreto 253/2021).
Maria Luzia foi secretária municipal de pastas como Assistência Social em quatro mandatos do ex-prefeito Abel José Larini – também registrando passagens pela pasta de Desenvolvimento Econômico - e permaneceu na Assistência Social durante a gestão de José Luiz Monteiro. Ambos os ex-prefeitos compareceram ao evento para prestigiar a concessão da honraria.
Reconhecida por seu trabalho assistencial e perfil humanista, Maria Luzia teve a homenagem proposta pelo vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), com quem trabalhou por anos na Prefeitura de Arujá. A propositura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores arujaenses.
Após citar versos bíblicos, Luiz Fernando explicou que não estava se referindo a religião, mas sim exaltando a homenageada por “uma vida de serviço e dedicação ao próximo”. “A senhora, muitas e muitas vezes saiu, do conforto da sua casa, independentemente do seu cargo, porque isso faz parte da senhora, e deu de comer, deu de vestir, amparou, visitou, abraçou, consolou”, narrou o proponente da honraria.
Gabriel dos Santos (PSD) destacou que o título de cidadania concedido naquela noite é a mais alta honraria da Câmara, entregue somente a pessoas que prestaram relevantes serviços à cidade, caso de Maria Luzia.
O ex-prefeito José Luiz Monteiro destacou seu orgulho de ter trabalhado com a homenageada, destacou que ela atua com um brilhantismo por poucos atingido e, após citar Bertolt Brecht, a descreveu como “imprescindível” por sua bondade e sua missão de fazer bem às pessoas.
O ex-prefeito Abel Larini destacou que Maria Luzia esteve a seu lado por 16 anos e que a homenagem à sua ex-secretária era, talvez, a mais importante já feita pelo Legislativo arujaense. “Toda secretaria é difícil, mas não tem uma secretaria mais difícil que a de Promoção Social. Ela trabalha com quem mais precisa: com quem tem fome, com quem tem frio”, destacou.
Discurso da homenageada
Sob o olhar da mãe de 99 anos e demais familiares, como filhos e netos, Maria Luzia agradeceu aos vereadores pela homenagem e ao marido por ter confiado em sua intuição de que Arujá seria um bom lugar para criar os filhos, quando da decisão de se mudar para a cidade na década de 80.
Maria Luzia enalteceu os ensinamentos de seu antigo chefe, Abel Larini, a quem descreveu como um mestre pelo suporte na elaboração das políticas públicas de Assistência Social do município.
Em relação ao ex-prefeito José Luiz Monteiro, destacou o trabalho voltado à infância, como o programa Criança Feliz – que se tornou referência nacional.
Destacou que, quando atuava na secretaria na companhia do vereador Luiz Fernando, o então servidor era uma lembrança permanente de seu próprio filho, que durante um tempo viveu no estado do Pará.
Dirigindo-se aos netos, que não cresceram em Arujá, Maria Luzia destacou o papel de todos os atores políticos presentes ao evento. “Ninguém que está aqui, está por acaso. Estão aqui muitos daqueles que comigo compartilharam o trabalho durante esses 20 anos de poder público. Espero que possamos estar sempre olhando para a mesma direção”, destacou a mais nova cidadã arujaense.
Autoridades
Compuseram a mesa de autoridades o presidente do Legislativo Gabriel, o autor da homenagem Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), a secretária de Assistência Social do município, Maria Bernardo da Costa Antônio – que representava na ocasião o prefeito Luis Antônio de Camargo – os ex-prefeitos Abel Larini e José Luiz Monteiro, além da homenageada da noite e seu marido, Walter Salles Couto.
Estiveram presentes ao evento os vereadores Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho – ao lado de sua mãe, Flora Larini – Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto; Divinei Silva (PL), João Luiz Soares (PSD), José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto; Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho; Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), Uelton Almeida (PSDB), o GCM Uelton; Rafael Santos Laranjeira (Rede), além das ex-vereadoras Ana Cristina Poli e Ifigênia Maria Luiz de Oliveira e do Secretário de Governo Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria.
Biografia
Maria Luzia nasceu em Marília, interior de São Paulo. É casada com Walter Salles Couto, mãe de Karina, Kaísa e Junior e avó de João Pedro e Rafael. Estudou no colégio Sagrado Coração de Jesus, onde cursou da pré-escola ao ensino médio – na época chamado de Curso Normal. Em 1963, iniciou sua graduação em Serviço Social na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Após concluir o curso em 1967, fez especialização em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
Desde então trabalha e atua como voluntária em projetos e entidades sociais e filantrópicas.
Chegou a Arujá em 1986. No município trabalhou de forma graciosa na Escola Especial da Prefeitura, depois como diretora da creche Acalanto (até 1997), em seguida como diretora do antigo Pró-Menor e, por fim, como secretária de Assistência Social durante mais de 20 anos.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!