Notícias
02 junho 2021
Município cria serviço para tratamento de síndromes pós-COVID-19
Informação foi dada pelo secretário de Saúde durante audiência pública de prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2021
Arujá é uma das primeiras cidades da região a tratar pacientes com síndromes pós-COVID-19. Cinco pessoas já foram atendidas pelo serviço que prevê apoio multidisciplinar ao paciente, incluindo, por exemplo, sessões de fisioterapia respiratória.
A informação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Leonardo Santos dos Reis, durante abertura da audiência de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde realizada no último dia 28/5 na Câmara de Arujá.
“É um avanço para nossa cidade”, afirmou. Ele também fez um balanço da atuação do município no enfrentamento à pandemia ressaltando a disposição da Prefeitura em “implementar ações mais restritivas” devido ao aumento do número de internações.
Leonardo informou ainda que cidade recebeu 30 mil doses de vacina, sendo que 27,5 mil foram aplicadas. “Atingimos uma média de 450 aplicações/dia” detalhou.
Em relação aos leitos, o gestor afirmou que há 46 leitos expansíveis disponíveis e até aquela data havia 90% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 85% de leitos respiratórios. “Estamos recebendo apoio do Condemat e também do Hospital das Clínicas de Suzano, para onde transferimos os pacientes, evitando mais sofrimento”.
Transporte
Após resolver “imbróglio jurídico” que preferiu não detalhar, o secretário disse ter conseguido liberar mais três veículos para transporte ambulatorial. Pelo menos 120 pacientes/dia utilizam os 33 carros da Secretaria de Saúde para buscarem atendimento em outras cidades.
Hospital
Rebatendo críticas feitas, segundo ele, por meio das redes sociais, o gestor da pasta defendeu a licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo do Hospital Municipal. “É uma obra complexa, que exige técnica, não apenas avaliação de preço”, explicou. A Prefeitura deverá receber cerca de R$ 7 milhões para a primeira etapa de obras, conforme previsão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022.
A audiência foi coordenada pelo vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), presidente da Comissão da Saúde, e contou com a participação da vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, vice-presidente da Comissão; e dos vereadores Divinei da Silva, relator da Comissão; Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho; Roberto Daniel Duarte (PODE), o Renan de Arujá; Jean Mark Gonçalves Pereira (PDT), o Jean da Padaria; José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto; Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia; Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino; e Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta.
Além da explanação do secretário, a equipe da Secretaria de Saúde detalhou os dados de atendimento nas unidades e de investimentos no setor referente ao 1º quadrimestre.
A íntegra da audiência está disponível no canal da Câmara no YouTube.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!