Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


10 março 2023

Plano de Mobilidade Urbana mira foco em transporte público e acessibilidade

O projeto, aprovado em 2ª discussão e votação pela Câmara, está prestes a ser instituído no município


Arujá está prestes a instituir o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) com a aprovação em 2ª e definitiva votação do projeto de lei 109/2022, de autoria do prefeito Luís Camargo (PSD).

Uma das principais metas elencadas pelo PL é priorizar o transporte público coletivo em relação ao transporte motorizado individual. A medida visa amenizar o congestionamento do tráfego, reduzir os custos de transportes públicos, além de diminuir a emissão de gases poluentes e do efeito estufa.

O artigo 5º da propositura lista, por exemplo, quais serão as diretrizes seguidas para atingir o objetivo de tornar o transporte público coletivo mais atrativo para os munícipes. Dentre elas, está a coordenação entre os sistemas de transporte coletivo municipal e metropolitano; a promoção de ações educativas voltadas para a mudança da percepção da população quanto aos usos do transporte individual e coletivo e a implementação de terminais metropolitanos e intermunicipais na cidade.

Ainda estão descritas na proposta, as normas a serem cumpridas para tornar a mobilidade urbana um fator de inclusão social. Entre elas, está a implementação de uma política tarifária de inclusão social para o serviço de transporte público municipal e a adequação da infraestrutura das calçadas, travessias de pedestres, terminais rodoviários e demais equipamentos para circulação adequada de pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida.

O prefeito e autor da proposta, Luís Camargo, afirmou que a qualidade da mobilidade está essencialmente relacionada à articulação e união entre diferentes políticas, como as de acessibilidade, desenvolvimento urbano, trânsito e circulação.

“O objetivo da criação das Políticas de Mobilidade Urbana é reduzir as desigualdades da população em relação ao direito de ir e vir, garantindo a todo o cidadão o direito de acessar a cidade de forma justa e digna”, ponderou o chefe do Executivo.




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!