Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


17 julho 2023

Saúde garantirá aparelhos auditivos para arujaenses em fila do SUS e diz que no Município não há “demanda reprimida” por exames

Esclarecimentos foram encaminhados à Câmara de Arujá após questionamento de vereador em audiência pública


A Secretaria Municipal de Saúde informou que a “demanda reprimida” por exames de ultrassonografia e de radiografia em Arujá é de responsabilidade do governo do Estado e depende de atendimento pelo CROSS – o conhecido sistema de regulação de vagas.

A informação foi dada pelo secretário de Saúde Leonardo dos Santos Reis por meio de ofício encaminhado à Câmara de Arujá. Ele decidiu esclarecer a diferença entre os sistemas de realização de exame do Estado e do Município, após o assunto ter sido abordado em audiência pública de prestação de contas da Saúde realizada no dia 26/5.

Segundo Leonardo, a demanda reprimida tratada na ocasião do questionamento feito pelo vereador Genilson Moto (PT) referia-se a exames solicitados por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), cuja realização depende da liberação de vagas pelo governo estadual.

Para esses casos, a demora pode ser longa. Atualmente, há 937 pessoas à espera de ultrassonografia para uma oferta de 100 vagas disponibilizadas para Arujá; e no caso do raio X há 1.620 arujaenses para uma oferta de apenas 200 exames oferecidos para a cidade.

Demanda rotativa

Já para exames solicitados através das unidades de saúde do Município, a demanda pode ser classificada como “rotativa”, pois a lista de pacientes à espera de exames se renova de forma contínua à medida que a Secretaria confirma o agendamento do exame ou a sua realização. “Portanto, não há demanda represada em Arujá”, salienta Leonardo.

Mesmo nos casos em que o número de pedidos é maior que a oferta, como é o caso dos pedidos de tomografia – são 290 solicitações/mensais para uma oferta de 106 exames - a espera pela realização do exame é de 60 dias, em média.

Agora, se consideradas as radiografias, o Município tem mais oferta (500 vagas/mês) do que solicitações (400 por mês).

“A procura por exames no Município tem sido alta, principalmente, em razão da busca ativa feita pela Secretaria nessa gestão. No entanto, todo final de ano, a Secretaria realiza mutirões, como ocorreu no ano passado em que foram feitos 800 exames de tomografia e radiografia, a fim de contribuir com a redução dessa demanda rotativa”, salientou

Aparelhos auditivos

A Secretaria de Saúde vai providenciar aparelhos auditivos para 235 arujaenses que aguardam na fila do CROSS pelo equipamento. Desse total, 36 ainda precisam confirmar o grau de deficiência. “Concluídas as avalições, iremos fornecer os aparelhos. O processo já está em andamento”, disse o secretário.

Uma busca ativa feita pela Secretaria identificou pacientes que estão há cinco anos esperando na fila. O assunto também foi debatido durante audiência pública de saúde.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!