Notícias
25 abril 2025
Semana da Criatividade discute economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável
Evento organizado pelo gabinete do vereador Leandro Larini teve Casa cheia com participação de estudantes da ETEC Arujá, empreendedores e autoridades
A 1ª Semana da Criatividade e da Inovação da Câmara de Arujá trouxe a público o debate sobre economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Município.
O evento, organizado pelo mandato do vereador Leandro Larini (PL), lotou o Plenário Vereador João Godoy, na quinta-feira (24/4). O público majoritariamente formado por estudantes contou ainda com a presença de empreendedores, lideranças da sociedade civil e autoridades.
Na abertura, Leandro conclamou os jovens a aderirem a ideias inovadoras. “Citarei aqui uma frase do escritor Ariano Suassuna que cabe muito bem nesse momento: O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado. Vocês transpiram criatividade, vocês transpiram inovação. Vocês são o futuro de nossa cidade”, declarou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos dos Santos, que falou em nome do prefeito Luís Camargo, destacou a importância da criatividade como instrumento de transformação social e disse que Arujá “tornou-se modelo de gestão inovadora” e a criatividade, presente no dia a dia, gera mudança e “valor”.
“A gente percebe a criatividade no cotidiano, não apenas no pensamento ou no texto, mas no empreendedorismo, na valorização da cultura, na solução de problemas sociais. Não tenho dúvidas de que esse tema deva envolver toda a sociedade”, salientou.
E o exemplo prático da junção de inovação com inclusão social foi trazido pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, ao apresentar o projeto Vale Reciclar. A ideia, que tornou Arujá referência no Estado de São Paulo, consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas disponíveis na loja do Fundo Social.
Desde a sua criação há três anos, o Vale Reciclar já arrecadou 220 toneladas de recicláveis e atendeu 700 famílias. Além disso, vem garantindo emprego digno a 22 famílias que atuam na Cora – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arujá. “Com esse projeto a gente transforma material reciclável em solidariedade e renda”, afirmou Clau ao ressaltar o impacto positivo do projeto para as pessoas e o meio ambiente.
A iniciativa também rendeu a Clau o diploma de primeira-dama inovadora concedido pelo Instituto Léa Campos de Mogi das Cruzes, responsável pelo Festival Somos Criativus. O certificado foi entregue pelo fundador da instituição Rodrigo Fernandez.
Aliás, Fernandez foi um dos painelistas do evento e falou ao público, em parceria com Bianca Ortiz do Léa Campos, sobre o que é a economia criativa e o porquê é necessário inovar.
Outros dois painéis integraram a programação do encontro: um sobre o que é startup e como criar uma startup de sucesso com Marcos Hirano, do Hub Suzano, e Willy Arthur, fundador da Aikortex, e o último sobre educação financeira com a consultora de Negócios do Sebrae Guarulhos, Paula Faria da Silva.
Ao discursar, a presidente da Casa, Profª Cris (PSD), afirmou que a Câmara “tem criado mecanismos para inovar e fazer de Arujá a cidade do futuro”. A parlamentar fez questão de ressaltar o apoio do prefeito às ações.
Embaixador
O Instituto Lea Campos concedeu a Leandro Larini o título de Embaixador da Criatividade e da Inovação 2025 pela sua iniciativa como parlamentar e pela sua integração ao Festival Somos Criativus, criado pela entidade.
Autoridades
Prestigiaram a realização da 1ª Semana da Criatividade e da Inovação:
-Vereadores: Samoel Maia (Republicanos), Pastor Moisés Chocolate (União Brasil), Divinei da Silva (PL), Professor Danilo (PSD), Tiago Ursão (MDB), Renan de Arujá (PODE), Juvenildo Barboza (PSD) e Caio Mãos Solidárias (União Brasil);
-Secretários Municipais: Renan Lucena (Turismo), Aldo Botana (Educação) e Abelzinho Larini (Governo);
-Educadoras: Marilda Britto, diretora da Etec Arujá e Milena Silva, coordenadora pedagógica da Etec Arujá;
-Lideranças da sociedade civil: Naomi Tamada, Ana Trettel, Givânia Silva, Aline Feliciano e Vanessa Garofani, integrantes do programa Líder de Arujá;
-Sebrae: Sergio Gromik, gerente do Escritório Regional do Sebrae – Guarulhos.
-Os ex-vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida e João Luiz Soares que atuam na Casa dos Conselhos e na Escola de Empreendedorismo 4.0, respectivamente.
A íntegra do evento está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!