Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


07 maio 2025

Será instituído em Arujá o dia para cuidados com a saúde mental dos idosos

A data foi elaborada visando zelar a saúde mental dos mais velhos que, segundo dados do Ministério da Saúde vem apresentando altos índices de suicídio


A Casa Legislativa aprovou durante a 14ª Sessão Ordinária o projeto de Lei 17/2025, proposto pelo vereador Renan de Arujá (PODE), que cria o Dia Municipal da Saúde Mental dos Idosos a ser comemorado em 10 de setembro.

A proposta visa chamar a atenção para a fragilidade da saúde mental dos idosos e a importância do cuidado com esse público tão vulnerável.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, apresentado pelo Ministério da Saúde no ano passado, e citado na propositura do vereador Renan, entre os anos de 2010 e 2021 as taxas de suicídio aumentaram entre os homens com 70 anos ou mais – foram 18,1 óbitos a cada 100 mil habitantes nessa faixa etária. Entre as principais causas, ainda de acordo com o levantamento, estão a queda da renda, em decorrência da aposentadoria, e a ruptura do papel que, por uma questão de gênero, o homem desempenha tradicionalmente como provedor do lar.

“A ideia desse projeto de lei é cuidar da saúde mental dos idosos e oferecer apoio emocional, respeito, carinho, compreensão e valorização a fim de contribuir para o enfrentamento dos desafios da velhice de forma digna e com qualidade de vida”, ressaltou Renan.

No projeto, o parlamentar também salienta a importância da atividade física, das rodas de conversa, das dinâmicas em grupos e dos encontros com psicólogos como outras ações estratégicas de enfrentamento ao suicídio e também dos casos de depressão – outra doença que afeta esse grupo principalmente devido a situações como perda de amigos e parentes, isolamento social, solidão e doenças crônicas.

Se sancionado pelo prefeito, o PL se tornará Lei e a data inserida no Calendário Oficial de Festividades do Município.

Imagem: Acervo Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!