Notícias
03 junho 2026
Telemedicina deverá reduzir em até 85% fila de espera por especialidades, acredita secretário de Saúde
Informação foi dada pelo gestor da pasta, Leonardo Reis, em resposta a questionamento feito pelo vereador Professor Danilo (PSD) durante audiência de prestação de contas
A implementação do serviço de telemedicina em Arujá deverá reduzir em até 85% a fila de espera por atendimento em especialidades, afirma o secretário de Saúde, Leonardo Santos dos Reis. Ele falou sobre o assunto durante audiência pública de prestação de contas realizada na última sexta-feira (29/5), na Câmara de Arujá, em resposta a um questionamento feito pelo vereador Professor Danilo (PSD).
Na ocasião, Leonardo afirmou que o sistema está sendo avaliado e, por isso, ainda não foi divulgado. “Tem sido feito testes para consultas em cardiologia e neurologia a fim de entendermos demanda, tecnologia e formato. No momento certo será divulgado e ampliado”, garantiu.
A expectativa da Secretaria é que com a implementação do sistema haja impacto imediato na diminuição de 60% do número de pacientes em espera na fila. “Mas de seis a oito meses, esse número poderá alcançar 85%”, afirmou o gestor.
Participação ativa
Os vereadores participaram ativamente da audiência pública de saúde. Estiveram presentes Caio Mãos Solidárias (União), Juvenildo Barboza (PP), Renan de Arujá (PODE) e Tiago Ursão (MDB), presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social. O vereador Danilo participou à distância, porém, encaminhou suas dúvidas para serem lidas durante a atividade.
Uma das preocupações expressas pelo vereador Juvenildo Barboza ao secretário tratou da “falta de empatia” e de um “olhar humanizado” dos funcionários da Farmácia de Alto Custo. O parlamentar pediu providências. Leonardo disse que o melhor caminho para melhoria do serviço é registrar a reclamação na Ouvidoria. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público, pontuou.
Renan de Arujá pediu ao secretário que estude a viabilidade de ampliar o número de médicos no Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto – o maior bairro de Arujá. O secretário ficou de estudar a demanda assim como outras formas de atendimento, como a telemedicina.
Ouvidoria
A Ouvidoria foi bastante citada na audiência inclusive por munícipes através do chat do YouTube da Câmara – por onde são transmitidas as audiências. Na rede social, a informação é de que o serviço não funciona.
Ao ser indagado pelo vereador Caio Mãos Solidárias sobre o assunto, o secretário negou problemas e disse que todos os registros são encaminhados ao Ministério Público e precisam ser respondidos em até 48 horas. “Receber reclamações é muito importante porque nos permite aprimorar o serviço”, disse Leonardo.
Outros dois pontos abordados por Caio trataram da melhoria das condições de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e da ampliação do serviço de equoterapia.
Em relação ao primeiro assunto, Leonardo afirmou que tem clareza sobre a importância de valorizar a atenção primária e de seu impacto positivo no sistema. Ele disse que terá reunião na secretaria para tratar do fornecimento de uniformes não apenas para os agentes como também para todos os servidores.
Sobre a equoterapia, o secretário citou que o número de sessões foi ampliado de 2025 para 2026: subiu de 1.800 para 2.500 – porém, adiantou que estuda investir em outras formas de terapia para pacientes neurodivergentes, como a musicoterapia, e destacou que a Secretaria já possui atendimento multidisciplinar para esse público, inclusive, com a participação das famílias – uma reivindicação de Caio.
Pró-criança
Questionado por Tiago Ursão sobre o aumento no número de atendimentos no Pró-Criança e o excesso de pacientes de fora do Município utilizando o serviço, o secretário afirmou que “a sazonalidade está prevista em contrato”. Também garantiu, diante de uma dúvida do parlamentar, que o direcionamento de pacientes para fazer exames em laboratórios é uma opção dada ao paciente, mas que a coleta prossegue nas unidades. O esclarecimento foi feito porque Tiago Ursão informou ter recebido muitas reclamações da população sobre a suposta obrigatoriedade de ter de colher o material para exame fora da unidade de saúde.
Para finalizar, Leonardo respondeu a dúvidas publicadas pelo público no chat do YouTube. Em relação à demora no atendimento em dermatologia que é de um ano – segundo a munícipe – admitiu a dificuldade e disse que a demanda é de 2016/2017. “Estamos tentando resolver o problema. Acreditamos que com a telemedicina alcançaremos efetividade. Essa demanda é do Estado, entretanto, vale ressaltar, somos o único município do Alto Tietê a fazer diagnóstico de câncer com biópsia”, destacou.
A íntegra da audiência está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.
Para saber mais, também acesse:
Absenteísmo preocupa e impacta atendimento em Arujá
Saúde de Arujá realiza mais de 40 mil atendimentos nas UBS's no 1º quadrimestre de 2026
Acesse o material da audiência pública no link Transparência.
Últimas Notícias

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.61 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!