Notícias
16 março 2022
Vereadores marcam presença em inauguração de espaço PCD na avenida Amazonas
Vereador Divinei da Silva que propôs criação da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência discursou em nome da Câmara
O Legislativo marcou presença na inauguração do Espaço Esportivo PCD (Pessoa com Deficiência) na avenida Amazonas, na tarde da última terça-feira (15/3). O vereador Divinei da Silva (PL), que propôs a criação da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência na Câmara de Arujá, discursou em nome dos vereadores.
“Estou honrado em participar da inauguração desse espaço. Sei que ainda falta acessibilidade para as pessoas com deficiência e temos de realizar obras de adaptação na cidade”, lembrou Divinei ao salientar a importância da Comissão. “Agora teremos uma Comissão exclusiva na Câmara para tratar dos direitos da pessoa com deficiência e faremos um trabalho ainda maior”, garantiu.
O evento contou com a presença ilustre do atleta e medalhista paralímpico de Mogi das Cruzes, Maciel Santos. Ele pratica bocha e integra o Centro do Paradesporto da cidade vizinha. O local atende 400 pessoas. Em sua fala, ele elogiou a iniciativa do prefeito. “Sem dúvida, esse trabalho tende a crescer”, afirmou o cearense, que atualmente sobrevive do esporte, é casado e pai de dois filhos.
Filha do secretário de Cultura, Juvenil dos Santos, Hadassa se pronunciou e destacou como o nome dado ao equipamento já demonstra como ele é fundamental. “Espaço é representatividade”, pontuou.
Secretário Municipal de Esportes de Arujá, Fábio André de Sousa, afirmou que o objetivo da Prefeitura é desenvolver o paradesporto em Arujá e oferecer condições para o atleta.
A cidade tem 18% de sua população com algum tipo de deficiência, indicou o prefeito Luis Antônio de Camargo (PSD), o Dr. Camargo, em seu discurso ao indagar: “E onde estão essas pessoas? Certamente em suas casas, pois na prática não nos debruçamos (enquanto sociedade) sobre esse assunto”, reconheceu. Ele disse que criar espaços como o do PCD é uma questão de “inclusão social” e de tratar de forma desigual os desiguais. “O fato é que o Poder Público tem essa missão e deve tratar os mais vulneráveis de forma diferenciada”.
O chefe do Poder Executivo ainda se comprometeu a realizar outras obras e serviços de acessibilidade no entorno da avenida Amazonas e em outros pontos da cidade. Estão no bojo dessas ações a adaptação de banheiros e calçadas e na área de Educação o ensino de libras para 7 mil alunos da rede pública municipal.
Em 2020, foi sancionada uma Lei de iniciativa do Poder Legislativo que obriga a Prefeitura a efetivar a adaptação de brinquedos e equipamentos instalados em área de lazer do Município. A Lei Municipal nº 3249 de 13 de janeiro.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!