Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 25/05/2023

Processo: 19622/2023

Situação: Aprovada

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples

Classificação: Repúdio

Autoria: Reynaldo Gregório Junior

Assunto: Moção de Repúdio contra a Federação Espanhola de Futebol “La Liga” e seu presidente, Javier Tebas Medrano, pelos atos de racismo ocorridos contra o jogador Vinícius Júnior durante o jogo Valencia X Real Madrid, que aconteceu no dia 21/05/2023.

Justificativa: Segundo noticiado em toda a imprensa mundial, mas em especial em reportagem do portal UOL Esportes “O jogo entre Real Madrid e Valencia precisou ser paralisado neste domingo (21) após torcedores dos donos da casa entoarem gritos racistas direcionados para o brasileiro Vinícius Júnior. Torcedores do Valencia começaram a gritar 'Mono', 'Macaco' em espanhol, nos momentos em que o brasileiro esteve perto da lateral. O jogo estava nos 15' do segundo tempo”. Ainda sobre o assunto, após ser criticado e cobrado atitudes pelo jogador Vinícius Júnior, o presidente da “La Liga” senhor Javier Tebas Medrano publicou em seu Twitter “Já que aqueles que deveriam não te explicam o que é que LaLiga pode fazer nos casos de racismo, tentamos nos explicar, mas você não se apresentou em nenhuma das datas acordadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar LaLiga, é necessário que você se informe adequadamente, Vini Jr”. Tal documento tem por finalidade formalizar a mais profunda indignação da população brasileira, sendo merecida de amplo repúdio, diante da atitude criminosa, descabida, repleta de desrespeito e ódio dos torcedores espanhóis, bem como da Liga Espanhola e seu presidente, em relação aos ultrajantes atos de racismo cometidos contra o jogador Vinícius Júnior. É inadmissível que em pleno 2023 ainda estejamos discutindo este assunto, que tem por finalidade única atingir, desrespeitar e ofender a integridade e a honra de um cidadão brasileiro no exercício de sua atividade laboral. Não iremos tolerar estas manifestações e cobraremos um posicionamento da Federação Espanhola de Futebol e de seu presidente. Contamos com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação da supra moção e o devido reconhecimento público com a presente manifestação de repúdio. Requeiro ainda que seja dada ciência deste ato, enviando cópia a imprensa local, Prefeitura Municipal de Arujá, CBF-Confederação Brasileira de Futebol e a sede da Embaixada da Espanha no Brasil.

Texto: Requeiro à Douta Mesa, após deliberação favorável do egrégio Plenário, que seja apresentada e conste nos anais desta Casa de Leis, a presente Moção de Repúdio contra a Federação Espanhola de Futebol “La Liga” e seu presidente, Javier Tebas Medrano, pelos atos de racismo ocorridos contra o jogador Vinícius Júnior durante o jogo Valencia X Real Madrid, que aconteceu no dia 21/05/2023.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 25/05/2023 89,7 KB

Tramitações

1

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 29/05/2023 - Prazo: 29/05/2023

Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão

Complemento: 100ª Sessão Ordinária

Resposta: 29/05/2023

Resultado: Aprovada

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 100ª Sessão Ordinária de 2023 29/05/2023 Leitura, Unica Discussão

Votações

100ª Sessão Ordinária de 2023

Votação: Nominal

Fase: Não informado

A favor (11) - Reynaldo Gregório Junior, Vinícius Henrique Alberto Bernardo, Divinei da Silva, Samoel Maia de Oliveira, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira, Jean Mark Goncalves Pereira, Roberto Daniel Duarte, José Genilson da Silva, João Luiz Soares, Uelton de Souza Almeida, Luiz Fernando Alves de Almeida

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!