Indicação Nº 194/2021
Data: 01/02/2021
Processo: 18318/2021
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Não Especificada, Anteprojeto
Autoria: Cristiane Araujo Pedro de Oliveira
Assunto: Anteprojeto de Lei que “Dispõe sobre a criação do banco de empregos e criação de cursos, para a Mulher vítima de violência doméstica e familiar no âmbito do Município de Arujá e dá outras providências”.
Justificativa: O anteprojeto de Lei tem por objetivo fomentar a criação de cursos e vagas de trabalho em um programa de acolhimento social que colaboraria para a recolocação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Conforme apontado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através de estudos, é confirmado que mais de 65% dos casos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (180), o agressor é marido, namorado ou companheiro da vítima, e é informado ainda que 40% das mulheres que sofrem agressão, tem dependência financeira em relação ao agressor. Portanto, uma forma de apoio à essas mulheres, que muitas vezes acabam voltando para seus parceiros por se sentirem desamparadas, com falta de independência financeira e falta de condições para prover um novo lar, seria a criação de cursos e vagas de trabalhos para que as mesmas possam ter uma reintegração social e emocional, e ainda consigam se estabelecer com condições financeiras. Ações e leis semelhantes foram adotadas em outras localidades de forma efetiva e com resultados satisfatórios: no Estado do Tocantins, o Sesi e o Senac disponibilizam cursos gratuitos às vítimas, através de uma parceria com o Ministério Público.
Texto: ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que avalie para dar andamento na proposta de Projeto de Lei, que visa a criação de banco de empregos e criação de cursos, para mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, no âmbito da Prefeitura Municipal de Arujá.
Tipo | Descrição | Extensão | Data | Tamanho |
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ANTEPROJETO DE LEI (106) - mulheres | .docx | 01/02/2021 | 81,4 KB |
Tramitações
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: Luis Antonio de Camargo - "Dr. Luis Camargo"
Envio: 09/02/2021
Objetivo: Encaminhada
Complemento: Encaminhada por meio do Ofício Nº 020/2021.
Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 20/2021
Resposta: 09/02/2021
Resultado: Recebido
Remetente: Gabinete da Presidência
Destinatário: Plenário
Envio: 08/02/2021
Objetivo: Plenário - Discussão Única
Complemento: 2ª Sessão Ordinária
Resposta: 08/02/2021
Resultado: Aprovada
Documento | Sessão | Data | Fase |
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Pauta | 2ª Sessão Ordinária de 2021 | 08/02/2021 | Votação |