Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  



Data: 11/03/2022

Processo: 18938/2022

Situação: Aprovada

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples

Classificação: Repúdio

Autoria: Samoel Maia de Oliveira

Subscreve: Abel Franco Larini, Cristiane Araujo Pedro de Oliveira, Divinei da Silva, Gabriel dos Santos, Jean Mark Goncalves Pereira, João Luiz Soares, José Genilson da Silva, Luiz Fernando Alves de Almeida, Paulo Henrique Maiolino, Reynaldo Gregório Junior, Roberto Daniel Duarte, Uelton de Souza Almeida, Vinícius Henrique Alberto Bernardo

Assunto: Moção de Repúdio as declarações do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei referindo-se as mulheres ucranianas.

Justificativa: Esse Senhor que lamentavelmente é deputado estadual na Alesp conseguiu em meio a tanta dor e sofrimento onde mulheres, crianças e idosos perdiam absolutamente tudo: sua casa, seus bens, sua comunidade, e que ali estavam lutando para não perder suas vidas na guerra, ainda assim esse senhor, com tamanha insensibilidade demonstrou menosprezo ao sofrimento de uma nação, tratou com indignidade e agrediu verbalmente as mulheres, desonrou a política brasileira e enxovalhou os parlamentares paulistas. Declarações machistas e imorais que ficam ainda mais lamentáveis quando vem à tona durante a denúncia do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia de que as mulheres ucranianas estavam sendo estupradas pelos soldados russos, denotando uma cultura machista e abusiva com respeito as mulheres que ultrapassa limite de fronteira e classe social. Essa Casa de Leis não compactua com o desrespeito a dignidade da mulher. Não aceita e não aceitará que o valor das pessoas seja medido pela condição social e poder aquisitivo. Nosso país não pode mais admitir falas agressivas às mulheres, em nenhuma esfera de poder, seja no parlamento, nos corredores ou mesmo num grupo de rede social. O respeito e a proteção às mulheres devem partir dos legisladores.

Texto: Requeiro à Douta Mesa, após deliberação favorável do egrégio Plenário, que faça constar nos anais desta casa de leis, Moção de Repúdio as declarações do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, referindo-se as mulheres ucranianas. E que se aprovada, seja apresentada à presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, à Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e ao Conselho de Relações Internacionais da ALESP.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 17/03/2022 494,5 KB

Tramitações

1

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 14/03/2022

Objetivo: Plenário - Leitura, Única Discussão

Complemento: 48ª Sessão Ordinária

Resposta: 14/03/2022

Resultado: Aprovada

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 48ª Sessão Ordinária de 2022 14/03/2022 Leitura, Unica Discussão

Votações

48ª Sessão Ordinária de 2022

Votação: Nominal

Fase: Não informado

A favor (12) - Vinícius Henrique Alberto Bernardo, Cristiane Araujo Pedro de Oliveira, Jean Mark Goncalves Pereira, Samoel Maia de Oliveira, José Genilson da Silva, Gabriel dos Santos, Divinei da Silva, Roberto Daniel Duarte, João Luiz Soares, Reynaldo Gregório Junior, Paulo Henrique Maiolino, Luiz Fernando Alves de Almeida

Resultado: Aprovado

Voltar

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!