Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


12 fevereiro 2026

Assistência Social realiza palestra sobre prevenção ao uso de drogas na adolescência

Evento foi realizado na Câmara de Arujá e atendeu mais de 50 jovens em medidas socioeducativas, além de capacitadores e profissionais da área


A Câmara de Arujá foi sede do ciclo de palestras socioeducativas sobre a prevenção e o combate e uso de drogas na adolescência.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com a participação do juiz da 2ª Vara da Comarca de Arujá, Igor Ferreira dos Santos; da presidente da Câmara, vereadora professora Cris (PSD); da secretária municipal de Assistência Social, Juliana de Souza Daniel; e dos vereadores Renan de Arujá (Podemos) e Tiago Ursão (MDB), entre outras autoridades e lideranças de Arujá e região.

“Este é o primeiro evento voltado para a temática da criança e do adolescente que tenho a satisfação de participar em Arujá. Assumi a 2ª Vara da Comarca na semana passada e estou à disposição para debatermos institucionalmente os caminhos para avançarmos em políticas públicas de proteção às nossas crianças e jovens”, afirmou o juiz.

A secretária de Assistência Social falou sobre a parceria com o Legislativo Municipal na defesa dos direitos da criança e do adolescente: “Este é um trabalho realizado em conjunto pela nossa rede de assistência e Câmara Municipal, focada na prevenção e conscientização sobre o uso das drogas. Somente hoje, mais de 50 jovens foram impactados. Seguimos trabalhando esta temática no Creas e centros de convivência, de forma permanente”, declarou a gestora da pasta da Assistência Social.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Professora Cris reforçou a parceria com os poderes Executivo e Judiciário para garantir os direitos e proteção das crianças e adolescentes: “Estamos aqui de braços abertos para acolher, criar parcerias e trabalhar pelos jovens da nossa cidade. Já temos, desde 2021, a Procuradoria da Mulher e criamos no último ano a Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente. Em parceria com a sociedade civil e com o poder público, avançaremos no combate às drogas e na defesa das nossas crianças e jovens”.

Ciclo de palestras

As palestras foram ministradas pelo professor Ricardo Galhardo Blanco – a primeira parte, sob tema “Adolescência – As Escolhas São Minhas e as Consequências Também”, foi direcionada a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e aqueles atendidos pelo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) – Unidade Centro.

Já o segundo encontro foi voltado para profissionais da área, responsáveis legais e autoridades convidadas. Galhardo falou sobre a temática “Que Nada Atrapalhe os Sonhos dos Meus Filhos… Nem as Drogas”. “A cada 100 jovens que utilizam drogas, lícitas e ilícitas, ao menos 15 vão desenvolver dependência química e isso destrói toda a família, toda a rede de apoio à sua volta. Não se trata de vício, se trata de uma doença. É assim que a dependência química precisa ser encarada”, alertou o palestrante.

Biografia

Ricardo Galhardo é pedagogo educacional e corporativo pela Faculdade São Paulo, palestrante empresarial dos temas CIPA e Segurança do Trabalho. Atua em escolas e universidades debatendo conflitos familiares, é professor de Relações Humanas e Saúde, mediador em Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, professor de Orientação Sexual pela GTPOS/SP, consultor em Dependência Química pela ONG Amor Exigente/SP, membro do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP e mediador do SEBRAE/MG no tema Liderança Empreendedora.




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!