Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


25 fevereiro 2025

GCM Uelton deixa Legislativo e assume como secretário adjunto de Segurança Pública

Segundo vereador mais votado da história foi indicado pelo prefeito, parlamentar pedirá licença do cargo


Segundo vereador mais votado da história da Câmara de Arujá, GCM Uelton Almeida, do União Brasil, vai deixar o Poder Legislativo para assumir pasta de Segurança Pública como secretário adjunto.

O convite foi feito diretamente pelo prefeito e aceito pelo parlamentar com alegria. A sua transferência para a Prefeitura já foi anunciada pelo próprio chefe do Poder Executivo.

A relação de Uelton com a segurança pública remonta sua juventude. Aos 16 anos, morador do Parque Rodrigo Barreto decidiu fazer cursos que o levassem ao trabalho profissional nesta área. Aos 20 anos passou em seu primeiro concurso público.

Ele reconhece que a atuação na GCM e o apoio da tropa foram a alavanca para sua eleição. “O trabalho na Guarda me projetou, pois revertemos um quadro de quase extinção da corporação. Tenho uma caminhada de quase 17 anos como GCM e conseguimos dar uma virada: armar a GCM, comprar equipamentos e estruturar”, elencou.

Após conquistar uma cadeira no Legislativo, a pauta da segurança foi fortalecida e os resultados positivos voltaram a aparecer. “Antes de concorrer já recorri à política para melhorar a GCM. Estando na política, avançamos ainda mais com a aprovação do Plano de Carreira e a valorização dos profissionais e o fomento à criação Comando de Operações Integradas (COI)”. COI é o sistema de monitoramento por câmeras da cidade que também conta com a muralha eletrônica.

Outro motivo de orgulho e comemoração de Uelton é a queda consecutiva dos índices de criminalidade em Arujá desde 2016. O motivo, segundo ele, é a integração das forças de segurança – proposta que defendeu e defende arduamente. “Os egos institucionais foram deixados de lado em favor da população”, afirmou.

No balanço de sua atuação como parlamentar, Uelton ainda enumera outras conquistas: melhorias no atendimento a pessoas do espectro autista com a abertura de vagas para natação e com a instalação do serviço de equoterapia em Arujá; apoio aos trabalhadores do transporte escolar e a criação de espaços de descanso para motoboys e motoristas de aplicativos entre outras ações.

Em momento de despedida do Legislativo, GCM Uelton relembrou. “Decidi que se fosse para ocupar a cadeira seria para trabalhar e atender a população, pois desde que iniciei a atuação como servidor público, não busquei a gratidão ou aprovação das pessoas, mas sim a certeza de que o meu trabalho impactaria positivamente na vida das pessoas”.

Suplente

O primeiro suplente de Uelton é o atual secretário de Esportes, Betinho. O segundo, o pastor Moisés Chocolate, o mais cotado para assumir a vaga. O substituto, no entanto, não foi confirmado oficialmente.




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!