Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


12 agosto 2022

Maiolino propõe realização de sessão de cinema adaptada para pessoas com espectro autista

Projeto de Lei está sendo analisado nas comissões da Casa, entre as quais, a dos Direitos das Pessoas com Deficiência


O vereador Paulinho Maiolino (PSD) apresentou um projeto de Lei (nº 130/2022) que torna obrigatória a realização de uma sessão de cinema adaptada para pessoas identificadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Sessão será inserida na programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo realizada, anualmente, durante o mês de abril.

 

A propositura está em análise nas Comissões Permanentes e a expectativa do parlamentar é que, “em breve”, o projeto possa ser apreciado pelos vereadores no Plenário da Casa. “Tenho certeza que será aprovado por unanimidade”, disse Maiolino ao ressaltar que, antes mesmo de entrar em vigor, a proposta vem sendo elogiada por familiares de crianças com TEA em suas redes sociais.

 

Entusiasmo, Maiolino falou sobre o PL 130/2022 em pronunciamento feito na Sessão Ordinária de 8/8. “Será um projeto de impacto, não apenas para as crianças, mas também para seus familiares e todas as pessoas com TEA. Será uma oportunidade de elas desfrutarem de uma sessão de cinema adaptada e de trabalharmos a inclusão social”, destacou.

 

No PL, o vereador trata das condições em que o filme deverá ser exibido. No parágrafo 2º afirma que as “luzes deverão estar levemente acesas e o volume do som será reduzido”. Os assentos não deverão ser numerados e haverá liberação para entrada e saída ao longo da exibição.

 

Na justificativa, Maiolino reforça a importância da medida considerando que,  devido às características das pessoas identificadas com TEA, a permanência delas em uma sessão de cinema convencional é quase impossível. “Por isso, essa atividade será de grande valia”, finalizou.

 

Confira a íntegra do pronunciamento de Maiolino. Clique aqui.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!