Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


13 outubro 2025

Três ex-prefeitos serão agraciados com Títulos de Cidadãos Arujaenses

Dois são de Arujá, Abel Larini e João Baiano; o terceiro, Junji Abe, é de Mogi das Cruzes


Três ex-prefeitos serão homenageados pela Câmara Municipal de Arujá com a concessão do Título Honorífico de Cidadão Arujaense. Dois deles são de Arujá – Abel Larini e João Baiano – e o terceiro, Junji Abe, do município vizinho de Mogi das Cruzes.

Divinei Silva (PL) foi o autor do projeto de Decreto-Legislativo (5/2025) que reconhecerá com a honraria a dedicação e o trabalho de Abel Larini, quatro vezes prefeito de Arujá. A proposta foi aprovada pelo Plenário da Casa de Leis em Sessão Ordinária de 5/5.

Na propositura, Divinei narra a história de Abel, desde a chegada dele e de seus pais ao Município, em 1954, suas disputas e vitórias eleitorais, e destaca as obras e realizações que marcaram a vida dos arujaenses e da cidade ao longo de seus mandatos.

Já o vereador Reynaldinho (PSD) foi o autor dos projetos de Decreto-Legislativo 7/2025 e 8/2025, que concedem os Títulos de Cidadãos aos ex-prefeitos João Pedro dos Santos, conhecido como João Baiano, de Arujá, e Junji Abe, de Mogi das Cruzes, respectivamente.

João Baiano é reverenciado por sua dedicação ao município e pela implementação de políticas públicas de relevância para a cidade no período em que atuou na política. Na justificativa à propositura, Reynaldinho afirma que o legado deixado pelo ex-prefeito e ex-vereador – que chegou a ser presidente do Legislativo - é digno de ficar registrado, por meio da concessão do Título. João Baiano nasceu em Ipiau, na Bahia, e chegou a Arujá em 1953.

Junji Abe foi vereador, prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos e deputado federal por São Paulo. Sua trajetória também inclui a coordenação da pasta de Agricultura e Abastecimento e a liderança do Sindicato Rural entre os anos de 1980 e 2000.

Nascido em Biritiba-Ussu, distrito de Mogi, Junji é filho de imigrantes japoneses e iniciou sua vida na política em 1972. No projeto, Reynaldinho destaca o impacto dos serviços prestados por Junji no setor público em favor do desenvolvimento de Mogi e dos demais municípios da região.

A entrega dos Títulos para João Baiano e Junji Abe foi aprovada pelo Plenário na 31ª Sessão Ordinária de 29 de setembro.

As Sessões Solenes, abertas à participação do público, ainda terão datas marcadas pela Presidência.

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!