Notícias

28 de junho de 2022

Vereadores aprovam alteração em regras para eleição de conselheiros do CMDCA

Projeto de autoria do Executivo foi aprovado pelos vereadores em Sessão Ordinária realizada em 27/6

Visualize fotos

O Plenário da Casa aprovou em 2ª discussão e votação o projeto de Lei nº 71/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata de alteração de dispositivos da Lei Municipal nº 2418/2011. Na prática, a proposta reduz para 60% o percentual exigido para aprovação de candidatos a conselheiros em prova aplicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e libera a campanha eleitoral através das redes sociais.

Também passou em rodada definitiva de debates na Sessão Ordinária de 27/6 o projeto de iniciativa do vereador Rafael Santos Laranjeira (Rede) – 17/2022 – que cria a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedores Individuais e Cooperativas de Arujá.

1ª discussão

Ainda foram apreciados em 1ª discussão e votação na Ordem do Dia, os seguintes projetos de Lei:

PL 86/2022 – que autoriza a incorporação de mais de R$ 1 milhão em recursos provenientes de royalties do petróleo ao orçamento de 2022 da Secretaria de Obras. Autoria: Poder Executivo.

PL 87/2022 – que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo no valor de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a obra do Hospital Federal. Autoria: Poder Executivo.

PL 72/2022 – altera a Lei Municipal nº 1544/2022 e cria a terceira Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari) em Arujá. Autoria: Poder Executivo.

PL 113/2022- que autoriza o embarque e desembarque de passageiros com deficiência e outros usuários, entre os quais, obesos e gestantes, fora dos pontos oficias de parada de ônibus. Autoria: Pastor Samoel Maia (Republicanos).

PLL 114/2022 – que dispõe sobre a inclusão da deficiência monocular como deficiência visual. O PL recebeu emenda supressiva nº 320/22 também aprovada pelo Plenário. Autoria: João Luiz (PSD).

Parabenização

A realização da Olimpíada Estudantil Viva Esporte 2022 pela Secretaria Municipal de Esportes e do projeto Vidas Secas, idealizado pelo rapper e MC Mateus Souza dos Santos, conhecido como Mahazi, foram objeto de Moções de Parabenização no Legislativo arujaense. As proposituras – 99/2022 e 103/2022 - foram propostas pelos vereadores Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, e Divinei da Silva (PL), respectivamente.

Os homenageados, incluindo o secretário de Esportes Fábio André de Souza, tiveram suas atuações destacadas e elogiadas pelos vereadores em Tribuna. Todos fizeram questão de ressaltar o sucesso do evento esportivo, que mobilizou as escolas da cidade, e o talento do rapper Mahazi.

Repúdio

Com falas indignadas e de protesto, os vereadores rechaçaram a agressão praticada pelo procurador da Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, Demétrius Oliveira Macedo contra a sua colega de trabalho a Procuradora-Geral do Município, Gabriela Samadello Monteiro de Barros. Além dos discursos de reprovação à violência sofrida pela profissional, os parlamentares aprovaram uma Moção de Repúdio (nº 104/2022) em nome do Poder Legislativo.

Leitura

Dois projetos de Lei de autoria parlamentar foram lidos no Plenário. O primeiro (nº 108/2022) de autoria do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, inclui o Futebol Solidário de Arujá no Calendário Oficial de Eventos do município. O PL recebeu uma emenda – a 323/2022, que também foi lida pelo 1º Secretário da Mesa. O segundo – nº 128/2022 – dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Hip Hop. É de autoria conjunta de Maiolino com o vereador Uelton de Souza Almeida (PSDB), o GCM Uelton. O terceiro projeto incluído para leitura diz respeito à desincorporação de bens da Câmara - Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2022, de autoria da Mesa Diretora.  

Proposituras

O Plenário ainda aprovou 62 indicações e 19 requerimentos.

A íntegra da Sessão está disponível no canal oficial do Legislativo no YouTube.

Extraordinária

Os vereadores voltarão ao Plenário na próxima quinta-feira (30/6), às 11h, para a 56ª Sessão Extraordinária, convocada pelo Presidente da Casa. Entre os projetos incluídos na pauta está o de nº 68/2022, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023.



Publicado em:

Publicado por: