Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


14 março 2024

Câmara concederá Título de Cidadão Arujaense a bispo da Diocese de Mogi

Sessão Solene está marcada para a próxima quarta-feira (20/3), às 19h


O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, será agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Arujaense em Sessão Solene marcada para a próxima quarta-feira (20/3), às 19h, no Plenário Vereador João Godoy.

O projeto de Decreto-Legislativo (28/2023), de autoria do vereador Divinei (PL), foi aprovado pela Câmara Municipal em outubro do ano passado.  

Na justificativa à concessão da honraria, o parlamentar descreveu as ações pastorais e sociais do bispo, que é responsável pela comunidade católica de outros nove munícipios da região do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel.

Especialmente em Arujá, Divinei destacou a criação de duas paróquias – a de Santo Expedito, no bairro dos Fernandes, e a de São Lucas, no bairro Jordanópolis, além da atenção especial dada pelo sacerdote à Igreja Jesus Amoroso, santuário de peregrinação, e à Paróquia Bom Jesus, a mais antiga da cidade.

“Sua presença como grande motivador do povo de Deus e de auxílio aos mais necessitados chega a quase 100 paróquias, que se multiplicam em suas comunidades, e abrange auxílio religioso e um número grandioso de obras sociais e pastorais, entre elas, a que visa a proteção e cuidado com meio ambiente”, ressaltou Divinei no texto da propositura.

Segundo ele, Dom Luiz tem “particular amor com a preservação ambiental” sendo importante incentivador da Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente, que faz com que Arujá – conhecida como Cidade Natureza – “tenha atenção especial, pois isso bate forte em seu coração”, pontuou.

Biografia

Dom Pedro nasceu na cidade de Laranjal Paulista, interior de SP, em 17 de agosto de 1953. É filho de Anselmo Stringhini e Aurora Terezinha Marcon Stringhini. Foi ordenado padre em 1990 por Dom Paulo Evaristo Arns e em 2001 nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo então Papa João Paulo II.

Em 10/3/2001 foi ordenado bispo por Dom Claudio Hummes, em São Paulo, sendo designado, em 2009, para a Diocese de Franca; três anos depois foi nomeado para a Diocese de Mogi das Cruzes, onde permanece até os dias atuais. Sua posse canônica ocorreu em 24/11/2012. Seu lema, como pastor da Igreja, é “Em resposta a tua palavra!”.

É Bacharel em Letras pela Faculdade Anchieta e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Em 1990 concluiu o Mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

A concessão do título foi oficializada com a publicação do Decreto-Legislativo 276/2023, na edição 208 do Diário Oficial da Câmara de Arujá, em 24/10/2023.

A Sessão Solene é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube.

 

 

 

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!