Notícias
30 março 2021
Guia de sobrevivência: cartilha orienta mulheres a enfrentar desafios em meio à pandemia
Com aumento da violência, governo federal lança material com dicas de autocuidado e formas de identificar sinais perigosos de violência
Com orientações principalmente sobre como manter a saúde mental durante a pandemia, o governo federal lançou a cartilha Cuidando da Saúde Mental e enfrentando a violência doméstica e familiar contra a mulher: Autocuidado e Autopreservação durante a pandemia da COVID-19.
O documento, elaborado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, traz informações sobre a importância de se manter a rotina de cuidados com a casa, a saúde e o trabalho durante a pandemia.
Dados da ONU Mulheres apontam que são elas as mais afetadas pelos efeitos da “quarentena” porque tiveram aumentadas as tarefas em relação aos cuidados principalmente com os idosos e a educação das crianças.
Além disso, também estão sofrendo com aumento da violência de seus companheiros e o risco iminente de morte dentro de suas próprias casas.
Por conta disso, a cartilha traz dicas importantes sobre como identificar situações de violência, se precaver e denunciar.
O próprio Ministério reconhece o aumento significativo das denúncias e do feminicídio após início da pandemia da Covid-19.
Nos primeiros quatro meses de 2020, a Central de Atendimento à Mulher (180) identificou um crescimento de 14% nas denúncias se comparado ao mesmo período de 2019. Somente em abril os números foram 37,6% maiores que no ano anterior.
Em São Paulo, o aumento de feminicídios chegou a 46% na comparação de março de 2020 com março de 2019. No Acre, o aumento foi de 67% e, no Rio Grande do Norte, o número triplicou (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2020).
A íntegra da cartilha está disponível no site do Governo Federal. Para ter acesso Mulheres e COVID-19
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
silmara@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
29/03/2021
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.23 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!