Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


21 março 2022

Pastor Samoel Maia propôs Moção de Repúdio ao deputado Mamãe Falei

Moção foi subscrita pelo Poder Legislativo como forma de demonstrar descontentamento com fala machista do parlamentar


O Legislativo de Arujá decidiu oficializar a repulsa às declarações do deputado estadual Arthur do Val (sem partido), conhecido como Mamãe Falei, sobre as mulheres ucranianas, e aprovou uma Moção de Repúdio de autoria do vereador Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia. A propositura, votada na Sessão Ordinária de 14/3, foi subscrita por todos os vereadores que, na semana anterior, já haviam manifestado indignação frente à atitude do parlamentar.

Mamãe Falei enfrenta processo de cassação de seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). As falas do deputado vieram a público depois que um áudio mandado em grupo de WhatsApp vazou. Nele, o deputado diz, entre outras coisas, que “as mulheres ucranianas são fáceis  porque são pobres”.

“Esse deputado estadual, que não tenho coragem de chamá-lo de homem, não nos representa”, disse o Pastor Samoel Maia (Republicanos), autor da propositura e primeiro a subir à Tribuna. Para o vereador as tentativas de Mamãe Falei de justificar seu comentário só piorou a situação e mostrou quem ele realmente é. “Em entrevista ao Domingo Espetacular, o deputado afirmou que se referia ao País (quando destacou a pobreza) e não às mulheres. Dessa forma, ofendeu mulheres e homens”, avaliou o Pastor ao classificar o deputado como “arrogante, prepotente e falso moralista”.

Única mulher parlamentar na Câmara de Arujá, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, sugeriu que a Moção fosse subscrita por todos os vereadores para demonstrar maior força e indignação. A sugestão teve o apoio dos colegas do Plenário, e do presidente da Casa, Abel Franco Larini (PL), o Abelzino, que garantiu a inclusão do nome de todos os parlamentares.

Roberto Daniel Duarte (PODE), o Renan de Arujá, e José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, parabenizaram o vereador Samoel Maia pela iniciativa e refutaram, mais uma vez, a fala do deputado.

Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta, lamentou que uma liderança em ascensão como Mamãe Falei tenha feito “mau uso das palavras, em uma situação de guerra, onde as pessoas estão morrendo e passando fome”. Ele considerou a fala “constrangedora” para o povo brasileiro e, principalmente, para o Estado de São Paulo. Por fim, Pateta agradeceu a Deus por não ter conseguido articular uma reunião com Mamãe Falei. “Ainda bem que não ocorreu pois, certamente, eu teria postado essa foto”.

O petebista Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, também fez questão de comentar a Moção e disse que a atitude de Mamãe Falei desrespeitou todos os seres humanos e diz que o “episódio não poderá se repetir e deve ser punido”.

Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, foi na mesma linha. “Essa fala do deputado Mamãe Falei foi gravíssima, e é importante que todos assinem a Moção para que o repúdio seja à altura”, pontuou.

Gabriel dos Santos (PSD) fez uma análise do contexto da guerra e disse que a “Ucrânia caiu no conto do imperialismo norte-americano e entrou em conflito armado por conta da inexperiência de seu presidente”. “Agora a Ucrânia está sozinha, pois os EUA recuaram”. Quanto ao deputado, Gabriel disse que o parlamentar “é um aproveitador e quis se utilizar a viagem à Ucrânia para construir uma plataforma para sua candidatura ao governo do Estado de São Paulo”.

A Moção deverá ser encaminhada à presidência da Alesp, à Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e ao Conselho de Relações Internacionais do Parlamento Paulista.

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!