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Tipo: Mesa

Data: 11/04/2025

Finalizado: Não

Processo: 20826/2025

Protocolo: 01003/2025

Situação: Finanças e Orçamento

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples

Autoria: Mesa Diretora 2025

Assunto: Regulamenta, no âmbito Câmara Municipal de Arujá, o plano de contratações anual a que se refere o inciso VII do artigo 12 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

Justificativa: O inciso VII do art. 12 da Lei nº 14.133/2021 dispõe que compete ao agente de contratação, dentre outras atribuições, “conduzir a fase externa da licitação até a homologação, observadas as competências da comissão de contratação e da autoridade superior.” Apesar de o dispositivo delimitar o escopo da atuação do agente de contratação, a ausência de regulamentação detalhada pode gerar dúvidas práticas quanto à distribuição de responsabilidades, à forma de atuação, à interlocução com outros atores do processo e ao próprio alcance da expressão “fase externa da licitação”. Assim, a regulamentação deste inciso se faz necessária pelos seguintes motivos: 1. Clarificação de papéis: delimitar com precisão as atribuições do agente de contratação, especialmente em relação à comissão de contratação, autoridade superior e demais agentes envolvidos no processo licitatório; 2. Padronização de procedimentos: estabelecer diretrizes para a condução da fase externa da licitação (abertura, julgamento, habilitação, recursos, adjudicação e homologação), promovendo maior uniformidade entre os órgãos e entidades da administração pública; 3. Segurança jurídica e eficiência: evitar sobreposição de competências, lacunas operacionais ou interpretações conflitantes que possam comprometer a legalidade e a celeridade do processo; 4. Adoção de boas práticas: possibilitar a incorporação de instrumentos de gestão, uso de tecnologia e medidas de integridade e controle que fortaleçam a atuação do agente de contratação;   5. Fomento à responsabilização adequada: ao delimitar o alcance da atuação do agente de contratação, a regulamentação também resguarda o interesse público ao assegurar que a responsabilização ocorra de forma justa e proporcional. A regulamentação do inciso VII do art. 12 da Lei nº 14.133/2021, portanto, representa um passo essencial para a consolidação da nova cultura de compras públicas introduzida pela nova lei, reforçando os princípios da eficiência, planejamento, controle e profissionalização da gestão pública. Ante o exposto, esta Mesa Diretora conclama a aprovação da presente propositura por unanimidade dos Nobres Pares.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 14/04/2025 530,5 KB

Tramitações

15

Remetente: Comissão de Finanças e Orçamento/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 30/05/2025

Objetivo: Despachar

14

Remetente: Fábio Messias Viana Ferreira

Destinatário: Comissão de Finanças e Orçamento/2025

Envio: 19/05/2025 - Prazo: 26/05/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 28/05/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 37/2025 ao Projeto de Resolução Nº 21/2025

13

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Fábio Messias Viana Ferreira

Envio: 16/05/2025 - Prazo: 26/05/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Presidente da CFO, para manifestação nos termos dos Art. 44, § 3° c/c Art. 144 do RI.

Resposta: 19/05/2025

Resultado: Ciente

12

Remetente: Comissão de Assuntos Internos/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 16/05/2025

Objetivo: Analisar

Resposta: 16/05/2025

Resultado: Recebido

11

Remetente: Roberto Marques da Silva

Destinatário: Comissão de Assuntos Internos/2025

Envio: 13/05/2025 - Prazo: 16/05/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 15/05/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 5/2025 ao Projeto de Resolução Nº 21/2025

10

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Roberto Marques da Silva

Envio: 06/05/2025 - Prazo: 16/05/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Presidente da CAI, para manifestação nos termos dos Art. 44, § 3° c/c Art. 144 do RI.

Resposta: 13/05/2025

Resultado: Ciente

9

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 05/05/2025 - Prazo: 05/05/2025

Objetivo: Plenário - Leitura

Complemento: 14ª Sessão Ordinária

Resposta: 05/05/2025

Resultado: Lido

8

Remetente: Comissão de Justiça e Redação/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 29/04/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 05/05/2025

Resultado: Ciente

7

Remetente: Ana Lucia dos Santos

Destinatário: Comissão de Justiça e Redação/2025

Envio: 15/04/2025 - Prazo: 25/04/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 29/04/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 48/2025 ao Projeto de Resolução Nº 21/2025

6

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Ana Lucia dos Santos

Envio: 15/04/2025 - Prazo: 25/04/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C da Presidente da CJR, para manifestação nos termos dos Art. 44, § 3° c/c Art. 144 do RI

Resposta: 15/04/2025

Resultado: Ciente

5

Remetente: Secretaria Jurídica

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 14/04/2025

Objetivo: Parecer Favorável

Resposta: 15/04/2025

Resultado: Recebido

4

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Secretaria Jurídica

Envio: 11/04/2025 - Prazo: 21/04/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Secretário Jurídico, para manifestação nos termos dos Art. 44, § 3° c/c Art. 144 do RI

Resposta: 14/04/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 58/2025 ao Projeto de Resolução Nº 21/2025

3

Remetente: Drª. Sharliny Gabriela Ciuniti Poli

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 11/04/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 11/04/2025

Resultado: Recebido

2

Remetente: Secretaria Legislativa

Destinatário: Drª. Sharliny Gabriela Ciuniti Poli

Envio: 11/04/2025 - Prazo: 21/04/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 11/04/2025

Resultado: Ciente

1

Remetente: Mesa Diretora 2025

Destinatário: Secretaria Legislativa

Envio: 11/04/2025

Objetivo: Encaminhar para as providências

Resposta: 11/04/2025

Resultado: Autuado

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Autoria: Comissão de Assuntos Internos/2025
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Autoria: Comissão de Finanças e Orçamento/2025

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 14ª Sessão Ordinária de 2025 05/05/2025 Leitura

Votações

14ª Sessão Ordinária de 2025

Votação: Nominal

Fase: Leitura

Não vota (15) - Caio Guilherme Ferreira Melo, Divinei da Silva, *Luciano Aparecido de Lima, Moisés de Oliveira Marcelo, Tiago Souza Santana, Fábio Messias Viana Ferreira, Cristiane Araujo Pedro de Oliveira, Leandro Franco Larini, Roberto Daniel Duarte, Paulo Henrique Maiolino, Ana Lucia dos Santos, Samoel Maia de Oliveira, Roberto Marques da Silva, Danilo da Silva Santos, Juvenildo Barboza da Silva

Resultado: Lido

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