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Tipo: Legislativo

Data: 11/09/2018

Processo: 16732/2018

Situação: Arquivado

Regime: Ordinário

Quórum: Não Específicado

Autoria: Rafael Santos Laranjeira

Assunto: “Dispõe Institui a SEMANA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA O PRIMEIRO EMPREGO nas escolas públicas municipais da cidade de Arujá, e dá outras providências. ”

Texto: A CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ APROVA: Art. 1º. Fica instituída a “semana da orientação para o primeiro emprego” a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de outubro. Art. 2º. Na semana a que se refere o art. 1º desta lei, as escolas públicas municipais poderão realizar atividades destinadas a orientação profissional dos alunos devidamente matriculados na 8ª série do ensino fundamental. Art. 3º. O conjunto de atividades mencionadas no art. 2º desta lei tem o objetivo de: I – informar aos estudantes quais são as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso; II - esclarecer os estudantes a respeito das atribuições e tarefas das principais profissões existentes no mercado de trabalho; III – esclarecer dúvidas sobre os contratos de aprendizagem; IV – Informar sobre agendas, associações profissionalizantes, programas, órgãos e/ou entidades que incentivam a contratação de menores aprendizes; Art. 4º. As atividades consistirão em exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis Art. 5º. Para melhor consecução dos objetivos da “Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego”, a Secretaria Municipal de Educação, poderá convidar profissionais de várias áreas para proferirem palestras, discorrendo sobre as suas experiências profissionais, bem como realizar atividades pedagógicas em conjunto com os professores, alunos e demais convidados. Art. 6º. Para execução da presente lei, deve-se privilegiar ações que não impliquem ônus para o Poder Público Municipal. Art. 7º. O Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 90 (noventa) dias. Art. 8º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Justificativa: A presente propositura visa possibilitar aos jovens o acesso às orientações e esclarecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho; na medida que se entende que o trabalho pode ser estruturante da identidade e proporcionar ao jovem um sentido de vida, sejam elas a qualificação escolar, passando por todos os degraus da vida escolar e acadêmica, ou a qualificação técnica e o conhecimento específico em alguma área de atuação no mercado, facilitando escolhas profissionais, tais etapas são períodos de preparação para a busca do emprego, e um jovem qualificado é capaz de assumir as responsabilidades que o mercado exige. O acesso à informação e os meios de acesso a estas oportunidades e outras do setor privado são fatores determinantes nesta etapa da vida dos jovens adolescentes, na perspectiva positiva do trabalho, este pode assumir um papel facilitador na aquisição de valores e habilidades, bem como função importante para construção da identidade do indivíduo, estes programas poderão contribuir de maneira a possibilitar o crescimento profissional em um mercado que exige o tempo todo cada vez mais experiência, contribuindo também para a independência pessoal e financeira além de ser uma possibilidade para a construção de seus paradigmas, que influenciarão a maneira como esta etapa da vida é percebida, e os adolescentes adquiram valores como responsabilidade, compromisso e respeito através do despertar de uma nova perspectiva. Pelos motivos expostos, com a finalidade de contribuir para um futuro melhor aos jovens desta Cidade, solicito aos Nobres Pares a aprovação da presente proposta.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
PROJETO DE LEI - Primeiro emprego. .docx 13/09/2018 80,8 KB

Tramitações

18

Remetente: Secretaria Legislativa

Destinatário: Acervo

Envio: 03/12/2019

Objetivo: Secretaria - Encaminhar Para Arquivo

Resposta: 03/12/2019

Resultado: Arquivado

17

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: José Luiz Monteiro - "Dr. Zé Luiz Monteiro"

Envio: 14/03/2019

Objetivo: Tomar Ciência

Complemento: Informe de veto total acatado encaminhado ao Executivo Municipal por meio do Ofício nº 1042/19.

Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 1042/2019

Resposta: 15/03/2019

Resultado: Ciente

16

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 13/03/2019

Objetivo: Plenário - Discussão Única

Complemento: VETO TOTAL ao Projeto de Lei Legislativo 160/18.

Resposta: 13/03/2019

Resultado: Aprovado

15

Remetente: Secretaria Legislativa

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 26/02/2019

Objetivo: Presidência - Despachar

Resposta: 12/03/2019

Resultado: Encaminhar para o Plenário

14

Remetente: Plenário

Destinatário: Secretaria Jurídica

Envio: 11/02/2019 - Prazo: 21/02/2019

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 20/02/2019

Resultado: Parecer Não concluso

13

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 06/02/2019 - Prazo: 06/02/2019

Objetivo: Plenário - Leitura

Complemento: Leitura do VETO TOTAL oposto ao Autógrafo nº 221/18.

Resposta: 06/02/2019

Resultado: Lido

12

Remetente: José Luiz Monteiro - "Dr. Zé Luiz Monteiro"

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 09/01/2019

Objetivo: Presidência - Despachar

Resposta: 06/02/2019

Resultado: Encaminhar para o Plenário

11

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: José Luiz Monteiro - "Dr. Zé Luiz Monteiro"

Envio: 17/12/2018 - Prazo: 09/01/2019

Objetivo: Promulgar/Sancionar Lei

Complemento: Encaminha o Autógrafo nº 221/18, através do ofício nº 983/2018

Documento vinculado: Ofício Administrativo Nº 983/2018

Resposta: 09/01/2019

Resultado: Vetado Totalmente

Documento vinculado: Correspondência Recebida Nº 2/2019

10

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 12/12/2018

Objetivo: Plenário - Segunda Discussão

Resposta: 12/12/2018

Resultado: Aprovado

9

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 05/12/2018

Objetivo: Plenário - Primeira Discussão

Resposta: 05/12/2018

Resultado: Aprovado

8

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Comissão de Finanças e Orçamento/2018

Envio: 26/11/2018 - Prazo: 06/12/2018

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 30/11/2018

Resultado: Contrário

7

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social/2018

Envio: 19/10/2018 - Prazo: 29/10/2018

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 25/10/2018

Resultado: Contrário

6

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento e Meio Ambiente/2018

Envio: 19/10/2018 - Prazo: 29/10/2018

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 14/11/2018

Resultado: Contrário

5

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 17/10/2018

Objetivo: Plenário - Leitura

Resposta: 17/10/2018

Resultado: Lido

4

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Comissão de Justiça e Redação/2018

Envio: 02/10/2018 - Prazo: 12/10/2018

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 17/10/2018

Resultado: Favorável

3

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Secretaria Jurídica

Envio: 17/09/2018 - Prazo: 27/09/2018

Objetivo: Jurídico - Exarar Parecer

Resposta: 01/10/2018

Resultado: Parecer Contrário

2

Remetente: Secretaria Administrativa

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 13/09/2018

Objetivo: Presidência - Despachar

Resposta: 17/09/2018

Resultado: Encaminhar Para O Jurídico

1

Remetente: Rafael Santos Laranjeira

Destinatário: Secretaria Administrativa

Envio: 12/09/2018

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 13/09/2018

Resultado: Encaminhado à Presidência

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Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 74ª Sessão Ordinária de 2018 17/10/2018 Leitura
Pauta 81ª Sessão Ordinária de 2018 05/12/2018 1ª Discussão
Pauta 82ª Sessão Ordinária de 2018 12/12/2018 2ª Discussão

Votações

74ª Sessão Ordinária de 2018

Votação: Simbólica

Fase: Leitura

Resultado: Lido

81ª Sessão Ordinária de 2018

Votação: Simbólica

Fase: 1ª Discussão

A favor: 11

Ausentes: 4

Resultado: Aprovado

82ª Sessão Ordinária de 2018

Votação: Simbólica

Fase: 2ª Discussão

A favor: 14

Ausentes: 1

Resultado: Aprovado

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