Notícias
08 março 2021
8 de março integra Calendário Oficial do Município
8 de março integra Calendário Oficial do Município
O dia 8 de março integra oficialmente o Calendário de Festividades do Município de Arujá. O Dia Internacional da Mulher foi “municipalizado” por meio da Lei nº 1014/1993, de autoria do Poder Executivo. Em 2001 o Legislativo, por meio do decreto nº 109 de 15/2, tornou obrigatória a realização de Sessão Solene em homenagem às mulheres na Câmara Municipal.
No mundo, o primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado em 1908 nos Estados Unidos, quando mais de 1.500 mulheres aderiram a uma marcha por direitos iguais. Em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas realizada na Dinamarca foi aprovada uma resolução para criação de uma data para celebração dos direitos das mulheres.
Em 8 de março de 1917, a partir de um protesto que reuniu mais de 90 mil mulheres por melhores condições de trabalho, é que a data foi consagrada e em 1921 finalmente reconhecida. Na Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional da Mulher foi instituído no final da década de 70.
Igualdade
Em 2021 a ONU Mulheres chama a atenção para o tema da igualdade e para a necessidade de mulheres e lideranças de todo o mundo lutarem pelos direitos iguais de todas as gerações. A data também celebra a liderança das mulheres pelo fim da pandemia.
O tema escolhido foi Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19. Segundo texto publicado pela ONU, neste ano, o 8 de março comemora os esforços tremendos de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e de recuperação da pandemia COVID-19 e destaca as lacunas que permanecem.
“A participação plena e efetiva das mulheres e a liderança em todas as áreas da vida impulsionam o progresso para todas as pessoas. No entanto, as mulheres ainda estão sub-representadas na vida pública e na tomada de decisões”, revela recente relatório do Secretário-Geral da ONU”.
As mulheres são Chefas de Estado ou de Governo em 22 países e apenas 24,9% dos parlamentares nacionais são mulheres. No atual ritmo de progresso, a igualdade de gênero entre Chefes de Governo levará mais 130 anos.
As mulheres também estão na vanguarda da batalha contra o COVID-19, como trabalhadoras da linha de frente e do setor de saúde, como cientistas, médicas e cuidadoras, mas recebem 11 por cento menos globalmente do que seus colegas homens. Uma análise das equipes de tarefa do COVID-19 de 87 países revelou que apenas 3,5 por cento delas tinham paridade de gênero.
Arujá
Em vídeo gravado em comemoração a 8 de março, a vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, ressaltou a importância da representatividade da mulher no Legislativo e de a Câmara, especialmente, a Comissão Permanente de Mulheres, a qual preside, estar de portas abertas à reivindicação de todas as mulheres da Cidade.
Em todo o mês de março, dedicado às mulheres, o Legislativo apresentará em matérias especiais as leis voltadas à garantia dos direitos das mulheres que foram aprovadas pela Câmara Municipal e estão em vigor em Arujá.
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
08/03/2021
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!