Acessibilidade
|
A+
|
Contraste
|
Notícias
27 setembro 2019
Alunos da Carlos Strautmann participam de encerramento do Setembro Amarelo na Câmara
Alunos da Carlos Strautmann participam de encerramento do Setembro Amarelo na Câmara
Com participação dos alunos da Escola Estadual Pastor Carlos Richard Strautman, do Parque Rodrigo Barreto, a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris, encerrou as atividades do Setembro Amarelo na Câmara de Municipal Arujá, na tarde da última quinta-feira (26/9).
A parlamentar abriu os trabalhos destacando a Lei Municipal nº 3195/2019 de sua autoria que criou a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão e Prevenção ao Suicídio. “Hoje é o dia D de combate ao suicídio e de conscientização sobre a depressão. A data é alusiva ao Setembro Amarelo e o nosso objetivo é mobilizar as pessoas para que tenham mais informações sobre esses assuntos”, afirmou a parlamentar.
Segundo ela, é preciso que pais e educadores, principalmente, percebam os sinais de depressão e adotem medidas de prevenção. “Espero que vocês consigam ajudar a quem precisa, a si mesmos, e acreditem que vale a pena viver, independentemente de problemas. A vida não é feita apenas de ‘sim’, não é feita apenas de momentos bons. E quando perceber que uma amiga ou amigo está sofrendo, não deboche. Às vezes a pessoa só está precisando de um abraço”, orientou a professora.
Laços amarelos
Para estimular a interação do público, a jornalista e educadora Érica Alcântara propôs uma dinâmica na qual cada pessoa entregou ao colega um laço amarelo e falou sobre a importância desta pessoa no mundo. "Vocês já ouviram falar sobre aquela história de que as pessoas não são insubstituíveis?” questionou ao destacar a importância de valorizar os outro e a si próprio. “Isso é horrível, pois cada pessoa é única”, destacou. A coach também perguntou às pessoas sobre críticas que já recebeu por conta do cabelo, da roupa ou dos amigos que escolheu. “Isso é bullying e precisamos combater”, disse Érica.
Sentido da vida
A psicóloga Camila Britto ministrou a palestra Propósito de Vida. Ela iniciou falando sobre os mitos e verdades em relação ao suicídio e alertou: “É verdade que algumas frases indicam que uma pessoa tem a intenção de tirar sua própria vida. O CVV, que atende pessoas nesta situação, identifica algumas delas como, por exemplo, “queria desaparecer”; “gostaria de dormir e nunca mais acordar” e “vou deixar vocês em paz”, esclareceu a profissional.
Depois, Camila citou o livro Em busca de sentido de Vicktor E Franckl para dizer que como ter um propósito pode ajudar a evitar o suicídio e recomendou aos estudantes o filme A vida é bela, vencedor, entre outros, do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999. “Vicktor, autor do livro, era médico e passou por quatro campos de concentração. Ele observou que, apesar do sofrimento, o índice de suicídio era pequeno e isso começou a chamar a sua atenção. O livro fala justamente sobre isso. O que faz as pessoas sobreviverem, mesmo diante do sofrimento, é ter um propósito, é criar uma esperança. No caso dos presos nos campos da Alemanha, a expectativa era sair e reencontrar a família”.
O policial reformado e professor de judô Edson Silva também participou do evento. Ele incentivou a prática de esporte – “busque algo pelo qual tenha afinidade” e reforçou a necessidade de as pessoas falarem sobre seu sofrimento. “Tem de procurar ajuda”, salientou.
Ao final do evento, alunos da Escola Municipal Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa apresentaram a peça teatral Diga não à Depressão, sob a direção do professor Jean Fernando Aparecido Inácio.
Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo teve origem nos Estados Unidos por iniciativa da família do jovem Mike Emme, conhecido como Mustang Mike. O rapaz, que tinha um Mustang amarelo, tirou a própria vida utilizando seu carro. Os pais, que não perceberam que o garoto tinha problemas psicológicos, decidiram, no dia do funeral, distribuir fitas amarelas com um cartão no qual havia seguinte frase: “Se você precisar, peça ajuda”.
O vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) prestigiou o evento, compondo a Mesa.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7015
Publicado em 25/9/2019
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!