Notícias
06 junho 2019
Após ameaça de suspensão, Câmara aprova projeto que garante isenção no transporte público a idosos
Após ameaça de suspensão, Câmara aprova projeto que garante isenção no transporte público a idosos
Foi aprovado pelo Plenário da Câmara em 2ª e definitiva votação a alteração da Lei nº 1.502/2001, ratificando a gratuidade da tarifa do transporte público às pessoas com idade a partir dos 60 anos.
Na prática, a regra já está em vigor desde 2012, quando o projeto de Lei nº 2603/2013, de autoria do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, foi aprovado pelo Legislativo.
Contudo, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada por um sindicato patronal de empresas de transporte ameaçava a revogação do dispositivo. Resumidamente, a ação aponta vício de iniciativa, uma vez que o projeto que deu origem à legislação partiu da Câmara Municipal, embora fosse de competência exclusiva do Poder Executivo, conforme argumenta a entidade patronal.
Se acatada pela Justiça, a ação proposta pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos e Metropolitanos de Passageiros de Guarulhos e Arujá (Guaruset) poderia aumentar a idade mínima para gratuidade no transporte público para 65 anos.
Para evitar que houvesse prejuízo aos idosos do município, Rogério da Padaria iniciou uma articulação com o Executivo arujaense que deu origem ao projeto nº 208/2019, agora com autoria do Executivo, dispondo sobre alteração no inciso segundo do artigo primeiro e fixando o direito à isenção às pessoas com 60 anos ou mais.
O projeto foi aprovado em 1º votação na 99ª Sessão Ordinária por unanimidade e recebeu novamente o aval do Plenário durante votação na 100ª Sessão Ordinária. Agora segue para sanção do Executivo.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7000 / 7067
Publicado em 06/06/2019
Texto: Renan Xavier
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!