Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


07 abril 2020

Arujá confirma ampliação da quarentena até 22/4

Arujá confirma ampliação da quarentena até 22/4


O prefeito José Luiz Monteiro (MDB) confirmou a ampliação da quarentena no Município de Arujá até 22 de abril, seguindo determinação do governo do Estado de São Paulo. O Decreto Municipal no. 7366  foi publicado na edição de terça-feira (7/4) do Diário Oficial Eletrônico.

O novo período de quarentena, anunciado pelo governador João Dória na última segunda-feira (6/4) durante coletiva a imprensa, visa, segundo os especialistas, reduzir a propagação da Covid-19. São Paulo é o Estado com maior número de mortes. Dória autorizou inclusive o uso de forças policiais para conter aglomerações e garantir o cumprimento da medida.

Os decretos editados pelo governador e pelo prefeito de Arujá mantêm as restrições já impostas, inclusive, no se refere ao comércio, permitindo o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais.

Vereadores de Arujá defendem flexibilizar as regras do isolamento social por conta do impacto na economia local. Leia aqui.

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, datado de 6/4, Arujá tinha registrado 12 casos de Covid-19 e uma morte confirmada por conta da doença. Outros 126 casos suspeitos foram notificados e 21 descartados.

No Brasil, o número de infectados passa de 12 mil, segundo as últimas informações do Ministério da Saúde. Mais de 500 pessoas já morreram.

Calamidade

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Arujá tomou uma série de medidas para conter o contágio pelo coronavírus. Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar a doença como uma pandemia, o chefe do Executivo arujaense montou um Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, coordenado atualmente pelo secretário de Planejamento, Juvenal Penteado.

Em 19/3, decretou situação de emergência e dois dias depois – 21/3 – estado de calamidade pública (Decreto no. 7341/2020). Nesta data, determinou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais.

No dia 27/3, um novo decreto (no. 7348/20) alterou as categorias de serviço e comércio considerados essenciais, incluindo, além de postos de gasolina, lojas de conveniências, restaurantes, oficinas, insumos agropecuários, entre outros.

Escolas

Na sexta-feira (2/4), a Secretaria Municipal de Educação alterou o calendário escolar, antecipando o recesso para o período de 6/4 a 22/4. As aulas somente serão retomadas em 1º. de junho.

Triagem

Por sugestão da Câmara de Arujá, a Prefeitura iniciou na terça-feira (7/4) os serviços do Centro de Triagem da Covid-19. O equipamento funcionará em uma clínica médica localizada em frente à Praça do Coreto. Também foi anunciada a instalação de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Pronto Socorro Municipal, além da ampliação para 24 horas do período de funcionamento do PAM Barreto.

O vereador Renato Bispo Caroba (PT) sugeriu ao prefeito a transferência de recursos da Secretaria de Cultura, que seriam destinados a Festa das Nações, para ações de combate ao coronavírus. A iniciativa foi subscrita pelos demais vereadores e acatada pelo prefeito que se comprometeu a viabilizar o remanejamento de recursos.

Expediente

A Câmara de Arujá continua funcionando, mas com expediente reduzido - às segundas-feiras, a partir das 16h, e de terça a sexta-feira, das 13h30 às 15h30 – e com menor número de servidores.  As Sessões Ordinárias prosseguem as segundas-feiras, às 18h, sem participação do público, e com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube. Também foi suspenso, enquanto durar a epidemia da Covid-19, o atendimento presencial na sede do Legislativo.

Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
silmara@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!