Vereadores aprovaram projeto
Os vereadores votaram em duas Sessões Extraordinárias o projeto de Lei que aprovou o texto da minuta do Cresamu - Consórcio Regional de Saúde de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência.
O Cresamu será celebrado entre as cidades de Arujá, Guararema, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. O objetivo é criar uma gerência regional de transporte e distribuição das demandas de urgência e emergência para ambulatórios e hospitais dos municípios, pelo SUS.
Mogi das Cruzes foi escolhida para sediar e gerenciar o Cresamu, que pode, se assim for decidido, ser administrado por uma Organização Social (OS) ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Consórcio terá em sua estrutura um Conselho Deliberativo e Fiscal, coordenação geral, coordenação médica, assessoria jurídica, entre outros.
O contrato prevê a contratação de 172 profissionais para atuar no Cresamu. Essas vagas poderão ser preenchidas por concurso público ou contratação por OSs, através de licitação. Os municípios conveniados também poderão remanejar servidores municipais já concursados para preencher essas vagas.
Na leitura e discussão do projeto os vereadores ponderaram a necessidade de se obter mais detalhes do consórcio, não por serem contra ao Cresamu, mas queriam saber como serão feitas as contratações e demais decisões, já que Mogi das Cruzes será a representante legal do sistema. O vereador Paraíba Car solicitou até que adiassem a votação do projeto para que a minuta fosse estudada detalhadamente.
Face ao questionamento dos vereadores, o Presidente da Câmara, Abelzinho, solicitou a presença da secretária de Saúde, Clarinda Carneiro para que ela tirasse as dúvidas, logo após o término daquela sessão. Depois de ouvirem os esclarecimentos da equipe da secretaria, os vereadores desceram ao Plenário e aprovaram o projeto em 2ª discussão e votação.
11/03/2013
Assessoria de Imprensa