Notícias
11 julho 2019
Arujá inicia debate público sobre revisão do Plano Diretor
Arujá inicia debate público sobre revisão do Plano Diretor
Cerca de 50 pessoas participaram da 1ª audiência pública realizada pela Prefeitura de Arujá para discutir a revisão do Plano Diretor. A reunião ocorreu na quarta-feira (10/7) e contou com a participação do prefeito José Luiz Monteiro (MDB), do secretário de Planejamento Juvenal Penteado, na coordenação dos trabalhos, e dos vereadores Gabriel dos Santos (PSD), Renato Bispo Caroba (PT) e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB).
Gabriel e Renato integram a Comissão de Representação – como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente - formada pelo Legislativo para acompanhar os trabalhos de revisão da Lei Complementar nº 06/2007, que trata do Plano Diretor. Ainda integram o grupo os vereadores Abel Franco Larini (PL), como relator, e Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Rafael Santos Laranjeira (PSB) e Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, como membros.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano das cidades. No Brasil, está previsto na Constituição Federal (artigo 182) e foi regulamentado por meio do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).
A Prefeitura iniciou as discussões com a promessa de ampliar a participação popular. Além de mais audiências, a Secretaria de Planejamento pretende disponibilizar link específico sobre a revisão do Plano Diretor no site oficial com amplo acesso à Legislação, plantas da cidade e espaço para sugestões.
“Como será Arujá daqui a 30 anos?”, questionou José Luiz ao instigar o público a pensar o futuro da cidade. “Temos essa responsabilidade”. O chefe do Executivo adiantou seu desejo de realizar um grande simpósio, reunindo lideranças, autoridades, sociedade civil e entidades, para debater o município. O nome do evento será Pensar Arujá. “Nossa função é desenvolver a cidade e pensar o amanhã”.
De acordo com Juvenal Penteado, além de traçar diretrizes para o ordenamento do território para os próximos anos, o Plano Diretor deverá contemplar propostas voltadas à melhoria da mobilidade urbana e à redução do déficit habitacional com a revisão do Plano Municipal de Habitação e Interesse Social. “São discussões prioritárias”, destacou ao salientar ainda a importância de elaborar planos setoriais que contemplem áreas como saúde, educação e assistência social, entre outras.
Legislativo
Gabriel dos Santos, que falou em nome do Legislativo, garantiu que a Casa de Leis organizará audiências para discutir o Plano Diretor e acompanhará de perto os trabalhos realizados pela Prefeitura.
Ele destacou o papel essencial dos vereadores no processo - “quem vota é a Câmara” - e a importância do Plano Diretor para a cidade. “Arujá está estrategicamente localizada e precisa de uma gestão estratégica e moderna que a conduza a um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Preocupação
Leonardo Godoy, que representou a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá, ratificou a preocupação expressa pela secretaria de Planejamento no que diz respeito ao planejamento urbano. “Arujá cresceu muito e o Plano Diretor está desatualizado. Vamos debatê-lo na Associação e apresentar sugestões”.
A Associação, conforme relembrou, atuou na elaboração da Lei de Zoneamento e, segundo Leonardo, também está trabalhando na construção do Código de Obras do Município. A entidade ainda participou com os vereadores Luiz Fernando e Ana Cristina Poli (PL) da entrega ao prefeito de um anteprojeto que prevê assistência técnica gratuita a pessoas de baixa renda para edificação de moradias.
Meio ambiente
Com 52% de seu território em área de preservação, a questão ambiental deverá ser ponto central na discussão do novo Plano Diretor. Apesar dos conhecidos conflitos na área, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) Oswaldo Coutinho Junior está otimista. “O Plano será pauta de nossas reuniões também e acreditamos ser possível alinhar desenvolvimento com preservação ambiental”.
O Plano Diretor deve ser fundamentado em cinco eixos: Inclusão Social; Interesse Coletivo; Proteção ao Meio Ambiente; Gestão Integrada e Função Social da Propriedade.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7015
Publicado em 11/07/2019
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!