A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos realizou na quarta-feira, 06, no Salão Nobre da Câmara a 1ª Audiência Pública na região sobre o corredor de ônibus “BRT Metropolitano Alto Tietê” que vai abranger Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
Participaram da Audiência o presidente da Câmara Abelzinho e os vereadores Julio do Kaikan, Rogério da Padaria, Renato Caroba, Gil do Gás, Gabriel dos Santos, Wilson Ferreira, Jussival Marques, Reynaldinho e Castelo Alemão. O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior também estava presente, assim como o Diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, o analista do Departamento de Planejamento Corporativo, Paulo Rogério Leão da Rocha, além de diversos técnicos da EMTU. A audiência contou também com técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), vereadores e secretários municipais de Arujá e de outras cidades.

O corredor de ônibus terá 20,91km de extensão entre as quatro cidades. Em Arujá serão cerca de 3 km compreendidos entre a Av. Renova e Av. João Manoel, sem contar o trecho da estrada de Santa Isabel (Rodovia SP-56) que liga o município à Itaquaquecetuba.
Entre as duas avenidas está prevista a construção de quatro estações de embarques e uma estação de transferência (parque). Já na rodovia SP 56 serão 14 estações de embarques e uma estação de transferência (Monte Belo).
Com a obra em toda sua extensão, a EMTU pretende reduzir de 70 para 50 minutos o trajeto feito de Arujá à Ferraz de Vasconcelos, já que a velocidade dos ônibus aumentará de 18 km/h para 25/h. Em trechos do corredor haverá integração com as linhas 11 e 12 da CPTM e com o Corredor Leste, que ainda será construído.
Paulo Leão informou que um novo terminal será construído em Arujá. Está prevista a ocupação de um terreno próximo á rodoviária, onde hoje existe um posto de gasolina desativado. O Terminal será feito com conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e sistema eletrônico de informações aos usuários. As estações de embarque também serão construídas nos mesmos moldes.
A construção do corredor, segundo Leão, não significa que as linhas que trafegam pelo Centro de Arujá serão remanejadas das vias hoje utilizadas. O analista assegurou que o Centro não ficará desguarnecido de ônibus.
A previsão de início das obras é agosto de 2014. De acordo com o presidente da EMTU, o prazo estimado para entrega do corredor BRT inteiro é de 18 meses. O custo previsto da obra é de R$337 milhões.

Desapropriações
Os presentes puderam fazer perguntas à equipe da EMTU. Os vereadores Renato, Rogério e Dr. Wilson questionaram se já existe previsão de quantas e quais desapropriações deverão acontecer ao longo do trajeto. Joaquim Lopes respondeu que no projeto funcional – momento em que são realizadas as audiências públicas – não há como mensurar quais propriedades serão desapropriadas, qual valor será gasto com elas, de que maneira as famílias serão indenizadas ou se farão parte de programas habitacionais. Segundo o cronograma da EMTU o projeto básico sairá em dezembro deste ano. Ele ainda destacou que todo o processo de desapropriação será de responsabilidade da EMTU.
Dr. Wilson perguntou ainda qual será impacto no trânsito local e como ficarão as paradas de ônibus municipais. O presidente respondeu que o projeto será feito com cooperação da prefeitura e toda parada de ônibus que estiver no trajeto do corredor será respaldada pela EMTU.
O presidente da Câmara, Abelzinho, elogiou o projeto funcional: “O corredor perimetral será excelente, pois temos muitos munícipes que se deslocam para a região leste todos os dias e vice-versa. É um projeto sustentável e ao mesmo tempo de tecnologia de ponta. E o melhor: Não vai onerar o município, ficará tudo a cargo da EMTU e da concessionária responsável pela nossa região que é a Internorte”.
06/02/2013
Assessoria de Imprensa