Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


11 setembro 2015

Bandeira e Brasão de Arujá serão atualizados

Bandeira e Brasão de Arujá serão atualizados


A Prefeitura de Arujá encaminhará em breve para a apreciação da Câmara de vereadores o projeto de lei que altera o brasão de domínio e a bandeira da cidade. A atualização deixará os elementos de acordo com os conceitos científicos e é também um pedido do historiador João Machado.

São três mudanças propostas no brasão: a substituição da coroa de três pela de cinco torres, modelo padrão para municípios; a implantação de um listel com a escrita “Arujá”; e a mudança de direção, da direita para a esquerda, dos peixes que são o símbolo da cidade.

A bandeira seguirá com formato retangular, dividida em quatro campos iguais e com o brasão ao centro. A alteração se dará nas cores de cada quadrante, que passarão a ser regulamentadas: prata nos cantos superior esquerdo e inferior direito e azul nos lados superior direito e inferior esquerdo.

Solicitação antiga do historiador arujaense, a mudança, fundamentada nos conceitos da heráldica e da vexilologia (estudos científicos de brasões e bandeiras), vem sendo analisada há meses pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Recebi de Portugal, há anos, um pedido para que eu fizesse uma pesquisa na aldeia de Arujá e justifiquei que Arujá é um município. Desde então eu venho alertando sobre a necessidade de ser feita essa atualização, pois as pessoas veem nossa cidade como aldeia, por conta da bandeira com o brasão de três torres”, esclarece Machado.

O secretário de Cultura, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, explica que, aliada às modificações que eram necessárias, a criação do listel “Arujá” tem o objetivo de facilitar a identificação. “Além de dar mais harmonia ao brasão, o listel é para que a cidade seja identificada mais facilmente. Uma das razões é que o município participa de diversos eventos externos, onde as pessoas não conhecem nossa bandeira”, afirma.

O assunto já foi alvo de debates no Conselho Municipal de Cultura. Além disso, tanto Machado quanto o desenhista da bandeira da cidade, Juvenal Barbosa, participaram da elaboração do modelo proposto.

Criação

O brasão de domínio e a bandeira de Arujá foram estabelecidos na gestão do prefeito Benedito Manoel dos Santos, pela Lei Municipal 167, de 21 de novembro 1968.

__

Prefeitura de Arujá

Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719

comunicacao.aruja@gmail.com

Facebook | Twitter

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!