Notícias
16 outubro 2019
Câmara abre CEI para investigar eleição do Conselho Tutelar 2019
Câmara abre CEI para investigar eleição do Conselho Tutelar 2019
Foi publicada no dia 12/10 a Portaria nº 2.170/2019 que institui a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal com a finalidade de apurar supostas irregularidades na eleição de conselheiros tutelares de Arujá deste ano.
O processo de seleção entrou na mira do Legislativo após sucessivas denúncias feitas pelo vereador Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car. O parlamentar tem questionado enfaticamente a legalidade da tramitação do pleito.
“Neste final de semana [dia 6 de outubro] ocorreu uma eleição de conselheiros cheia de lambanças e maracutaias, uma fraude! E o Ministério Público e Judiciário fingem nada ver”, esbravejou da Tribuna o parlamentar.
O vereador denuncia, entre outras coisas, o “uso da máquina pública” para promoção da esposa de um secretário municipal, citando conversas em grupos institucionais de WhatsApp para alavancar a candidatura.
A CEI também irá apurar uma suposta omissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ante denúncia contra uma conselheira do município, em 2014. À época, no contexto de um inquérito policial de suposto abuso sexual ocorrido dentro de uma unidade da rede, a conselheira teria orientado os pais no sentido de aguardarem a perícia para formalizar queixa contra o acusado, algo interpretado pelo vereador como uma tentativa de “abafar” o caso.
A Comissão contará ainda com a relatoria do vereador Edimar do Rosário (Republicanos), o Pastor Edimar de Jesus, vice-presidência de Marcelo José de Oliveira (Republicanos), o Dr. Marcelo Oliveira, e com os parlamentares-membros Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, e Rafael Santos Laranjeira (PSB).
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7000 / 7067
Publicado em 16/10/2019
Texto: Renan Xavier
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!