Notícias
09 abril 2019
Câmara aprova programa antidrogas e banco de materiais ortopédicos em 1ª votação
Câmara aprova programa antidrogas e banco de materiais ortopédicos em 1ª votação
O Legislativo arujaense aprovou dois projetos de Lei que instituem o Programa de Educação Antidrogas (nº 185/2018) e o Banco Municipal de Materiais Ortopédicos (nº 192/2019). Ambos são de autoria do vereador Marcelo José de Oliveira (PRB), o Dr. Marcelo Oliveira.
O primeiro programa se destina aos alunos de ensino fundamental das escolas da rede pública municipal. De acordo com o artigo 2º da propositura, as unidades de ensino “poderão incluir na elaboração de seus projetos político-pedagógicos a realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupo, simpósios, ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação e prevenção ao uso de drogas e substâncias entorpecentes”.
O texto ainda traz determinações como a duração mínima de 20 minutos para a execução da atividade, sendo “facultada à direção da escola a escolha da modalidade e o responsável pela abordagem do tema”. Diz ainda, em seu parágrafo 2º do artigo 2º do projeto, que é “admitida a substituição dos educadores por profissionais ou pessoas estranhas à escola, mas que diretamente estejam ligadas à prevenção, recuperação e/ou repressão ao uso de drogas ou substâncias entorpecentes”.
Assistência Social
Também foi aprovado em 1ª discussão e votação a criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos, a ser gerido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Diz o artigo segundo da propositura: “O Banco Municipal de Materiais Ortopédicos poderá receber doações de cadeira de roda e banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros, sendo os materiais novos ou usados, de pessoas físicas ou jurídicas, bem como firmar convênios com órgãos e entidades governamentais, estaduais e federais, visando obter fundos e/ou equipamentos para o cumprimento de sua finalidade”.
Ainda de acordo com a proposta, o “repasse” dos materiais ortopédicos se dará “em casos de deficiência irreversível ou transitória mediante apresentação de documento de identificação, comprovante de residência, indicação fisioterápica e/ou terapêutica ocupacional e/ou médica do serviço público de saúde ou serviço de saúde privado”
O texto do Dr. Marcelo Oliveira estabelece que o “uso fica restrito ao prazo determinado pelo profissional habilitado” podendo ser prorrogado também por indicação de especialista. Após o uso do material, a pessoa deverá devolvê-lo ao posto de saúde mais próximo da residência nas condições em que o recebeu.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7000 / 7067
Publicado em 08/04/2019
Texto: Renan Xavier
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!