Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


23 setembro 2019

Câmara sediará debate sobre importância dos bancos públicos para Arujá

Câmara sediará debate sobre importância dos bancos públicos para Arujá


Arujá sediará pela primeira vez uma audiência para discutir a importância dos bancos públicos para o município. A reunião será realizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de Guarulhos e região na Câmara Municipal (Rua Rodrigues Alves, 51, Centro) no dia 3/10 (quinta-feira), às 18h. A atividade conta com apoio do mandato do vereador Renato Bispo Caroba (PT) que já confirmou presença.

A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional contrária ao processo de privatização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF), discutido pelo atual governo federal.

“Nosso objetivo é alertar a população e, principalmente, os trabalhadores e os representantes da indústria e do comércio da cidade que, sem banco público, não há país que consiga desenvolver-se”, explicou o presidente da entidade, Luís Carlos dos Santos. Ele esteve na sede do Legislativo acompanhado do coordenador de ações da região, Marcio Augusto de Lima e do coordenador do Coletivo de Bancos Públicos, João Cardoso da Silva Bueno.

Dados apresentados pelo Sindicato apontam que a Caixa é responsável por 49,65% do crédito disponibilizado para investimentos em Arujá. O Banco do Brasil responde por outros 15,25%. O crédito imobiliário movimentou mais de R$ 181 milhões na cidade e representa 96,97% dos financiamentos liberados para a casa própria.

“Infelizmente, o atual governo pretende vender partes rentáveis da Caixa e do Banco do Brasil, o que compromete sua sustentabilidade financeira. Consequentemente, reduz a capacidade de continuar atuando na sociedade em benefício da população”, afirma Santos.

Em pauta

Caroba disse que o debate em torno dos bancos públicos é fundamental e precisa superar a percepção individual. “A avaliação feita pela população se dá, na maioria das vezes, a partir da perspectiva do cliente, ou seja, individual. Isso também é relevante; no entanto, precisamos avaliar a importância dos bancos públicos a partir de uma visão macroeconômica e do apoio que estas instituições têm no apoio às políticas públicas do País e de nossos municípios”, salientou.

Para Santos, há uma estratégia para “destruir a imagem dos bancos públicos” a fim de angariar apoio da sociedade à privatização. “Como fizeram com o Banespa em São Paulo”, relembrou ao informar que o mês de outubro é dedicado a ações de mobilização em Defesa dos Bancos Públicos.



Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 23/9/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!