Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


11 março 2021

Com críticas à violência e a pouca representatividade na política, vereadores lembram Dia Internacional da Mulher

Com críticas à violência e a pouca representatividade na política, vereadores lembram Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher deu o tom da maioria dos discursos feitos na Tribuna da Casa de Leis na 5ª Sessão Ordinária, realizada em 8/3. A data rendeu homenagens, exaltação ao papel da mulher na sociedade e críticas à violência e a pouca representatividade feminina nos espaços de poder e decisão, além do anúncio da instalação da Delegacia da Mulher de Arujá - uma antiga reivindicação do Legislativo. O serviço deve ser iniciado em 22/3.

 

“Somos uma maioria tratada como minoria”, resumiu Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto – única mulher eleita para 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Arujá - em sua fala sobre o 8 de março. A parlamentar recebeu flores dos colegas de Plenário.

 

Divinei da Silva (PL) citou o “machismo” que ainda persiste na sociedade brasileira como desafio a ser enfrentado pelas mulheres. Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, lembrou as marchas por direitos trabalhistas como origem da celebração do 8 de março.

 

Rafael Santos Laranjeira (Rede) disse que “cabe ao Poder Público atuar em conjunto para erradicar a violência contra as mulheres”. O seu companheiro de partido, Vinícius Henrique Alberto Bernardo, o Vinícius Pateta, destacou a aprovação das Leis Maria da Penha e do Feminicídio como “avanços na luta das mulheres”.

 

Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), Roberto Daniel Duarte (Pode), o Renan de Arujá, José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, Uelton de Souza Almeida (PSDB), o GCM Uelton; Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, e Gabriel dos Santos, presidente do Legislativo, destacaram a importância das mulheres com quem convivem e trabalham diariamente.

 

Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, agradeceu especialmente as profissionais da saúde que estão atuando no enfrentamento à COVID-19.

 

Também reverberou no Legislativo dois outros assuntos: os protestos do setor econômico da cidade contra as medidas restritivas do Plano SP que autoriza apenas o funcionamento dos serviços essenciais - uma das falas mais contundentes foi a do vereador João Luiz Soares (PSD) – e os recorrentes problemas com a iluminação pública da cidade, especialmente, o serviço prestado pela Elektro.

 

Projeto

 

Neste sentido, os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 343/2020 que modifica artigos e parágrafos da Lei Municipal nº 2963/17, por meio da emenda modificativa nº 02/2021 de autoria dos vereadores Luiz Fernando e GCM Uelton, ambos do PSDB, endurecendo a fiscalização e a aplicação de penalidades às concessionárias. O texto inserido na lei considera “infratoras” as empresas que desrespeitarem a legislação municipal e prevê, entre outras medidas, notificação e multas.

 

Trabalho Legislativo

 

Ainda foram apresentadas e aprovadas em Plenário 65 indicações e 30 requerimentos, além da Moção de Parabenização nº 06/21 à Secretaria Municipal de Educação de autoria do vereador Reynaldinho (PTB).

 

A íntegra das sessões está disponível no canal oficial do Legislativo no You Tube.

 

Para acessar a pauta da Sessão, clique aqui.

 

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

 

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

 

(11) 4652-7015

 

Texto: Silmara Helena

 

Fotos: Imprensa/CMA

 

11/03/2021




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!