Acessibilidade   |   A+   |   Contraste   |  




Notícias


30 setembro 2016

Estudantes se transformam em candidatos (as) e eleitores (as) no Sidônia

Estudantes se transformam em candidatos (as) e eleitores (as) no Sidônia


Eles ainda são crianças e não podem votar e nem serem votados de acordo com a Legislação vigente. Mas, na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Sidônia Nasser do Prado as regras são outras. O projeto Eleições na Escola, desenvolvido pela equipe pedagógica desde 2014, transformou alunos e alunas da unidade em candidatos (as) e eleitores (as).

Em uma iniciativa inovadora e que pretende criar e aprimorar o conceito de cidadania, a escola Sidônia aproveitou o período eleitoral para criar o próprio pleito e estimular o debate sobre política e eleições.

Conforme determina o projeto, quem se tornou candidato ou candidata deverá, até a data das eleições, marcada inicialmente para 16/10,  conquistar eleitores por meio da apresentação de um Plano de Governo para a escola.

Além disso, integra a proposta uma visita à Câmara Municipal para conhecer como funciona o Legislativo, o trabalho do vereador e a relação com o Executivo.

Na última quinta-feira (29/9), cerca de 60 alunos do quinto ano do ensino fundamental visitaram a Casa. Eles foram recebidos pelos funcionários Ilse Lohnefink e Jair Mantovani e pelos vereadores Renato Bispo Caroba (PT), presidente da Câmara, Gilberto Daniel (DEM), o Gil do Gás, vice-presidente do Legislativo, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Júlio Taikan Yokoyama (PSDB), o Júlio do Kaikan, e Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão.

Eles conversaram com as crianças e esclareceram diversas dúvidas. Desde aquelas relacionadas ao que faz um vereador, quanto ganha e como atua o Presidente da Câmara até aquelas relacionadas ao prefeito – quantas horas trabalha na Prefeitura, quais são suas atribuições, entre outras.

Após falarem com os parlamentares, os estudantes fizeram um tour pelas dependências do Legislativo. Conheceram os departamentos Jurídico, de Recursos Humanos, Comunicação, de Contabilidade e a Secretaria da Casa. Também puderam visitar o Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo, o Salão Nobre Francisco Rodrigues Ávila, além, é claro, do plenário Vereador João Godoy.

Ao final da visita, todos receberam um exemplar da cartilha Conheça a Casa do Povo. Esta foi a quarta turma do Sidônia a visitar a Câmara.

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 30/09/2016

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!