Notícias
15 abril 2019
Legislativo aprova criação de cargo comissionado de ouvidor da Prefeitura
Legislativo aprova criação de cargo comissionado de ouvidor da Prefeitura
Foi aprovado com 14 votos favoráveis em 1ª discussão o projeto de Lei 152/2019 de autoria do Poder Executivo, que cria o cargo de ouvidor geral do município. Apenas o vereador Renato Bispo Caroba (PT) votou contrário.
Na discussão da propositura, o primeiro a se manifestar foi o vereador Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus. Ele elogiou a emenda protocolada pelo vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) que alterou de nível médio para nível superior a exigência de escolaridade para ocupação do cargo.
Em Tribuna, o vereador Renato Bispo Caroba (PT), disse que a “emenda não resolve os outros problemas do projeto”. Segundo ele, o cargo deveria ter status de secretário, e não de diretor de departamento; discorda ainda do que diz o artigo 4º do projeto que estabelece: “fica criado o cargo de assistente técnico de referência 6”. “Não, o cargo já existe. Na verdade, ele está ampliando, pois esse cargo já existe”. “Vou votar contrário porque cansei de ficar consertando o projeto do Poder Executivo”.
O vereador Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, parabenizou Luiz Fernando e o governo José Luiz Monteiro por “colocar alguém para investigar os desmandos, principalmente, de funcionários concursados que abusam da estabilidade”. Segundo ele “existe uma demanda [pelo serviço] que será atendida com a criação desse cargo de ouvidor”. E continua: “muitos funcionários quando passam em um concurso público pensam que são donos do serviço público. Sabemos que a nota [que se dá ao funcionalismo] é muito ruim, o que acaba respingando nos vereadores”, disse. Sobre os “possíveis erros” apontados por Caroba, avaliou que “é preciso dar uma resposta à sociedade, que cobra mais eficiência do funcionalismo”.
Autor de emenda modificativa para elevar o nível de escolaridade do cargo de médio para superior, o vereador Luiz Fernando disse “concordar em partes” com as observações de Caroba, apelando pela aprovação em 1ª discussão e votação, ao ressaltar que, por meio das comissões, será possível propor adequações ao projeto. “Agora, é realmente lamentável nos depararmos com diversos erros do Poder Executivo”, criticou o tucano. “Peço desculpas por não ter me debruçado como deveria sobre o projeto para corrigir, também, esses erros”, disse.
O vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, disse que, por meio da Comissão de Justiça e Redação, irá proceder às alterações necessárias.
Ana Cristina Poli (PR), por sua vez, ressaltou que ainda há condições de realizar novas emendas visando a constitucionalidade do projeto. Ela também parabenizou o colega Luiz Fernando pela autoria do projeto de ouvidoria.
Rafael Santos Laranjeira (PSB) ressaltou a importância do cargo e a necessidade de que as funções de ouvidor sejam desempenhadas de forma independente.
Gabriel dos Santos (PSD) fez menção à fala de Castelo Alemão, ressaltando que não são todos os funcionários concursados que fazem corpo mole, pelo contrário. “Fica aqui minha fala em defesa do funcionalismo público que trabalha, que é dedicado, que se esforçou para estar no cargo e que continua se atualizando para melhor exercê-lo”.
Castelo Alemão, então, solicitou uma questão de ordem para salientar que, em sua fala, não quis generalizar.
O projeto de Lei ainda passará por segunda análise do Plenário da Casa de Leis antes de ser enviado à sanção do Prefeito.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7000 / 7067
Publicado em 15/04/2019
Texto: Renan Xavier
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!