Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


03 abril 2020

Legislativo propõe que dinheiro de Festa das Nações seja usado no programa Renda Mínima arujaense

Legislativo propõe que dinheiro de Festa das Nações seja usado no programa Renda Mínima arujaense


Preocupados com os efeitos econômicos da crise causada pelo novo coronavírus, os vereadores propuseram em reunião com o prefeito José Luiz Monteiro (MDB), na manhã desta quinta-feira (2/4), o remanejamento de recursos da Festa das Nações, carro-chefe  das festividades municipais, para o programa arujaense Renda Mínima, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A proposta debatida e apoiada por todos os parlamentares visa ampliar a cobertura do programa de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, de acordo com informações do portal eletrônico da Prefeitura de Arujá, cerca de 750 famílias são assistidas pelo programa.

Idealizador da propositura, o vereador Renato Bispo Caroba (PT) já havia anunciado na sessão de 30/03 que sugeriria a medida ao chefe do Executivo. Após a reunião, o parlamentar fez um balanço positivo do encontro. Segundo ele, o prefeito elogiou a proposta e acionou o secretário de Finanças, Caio César de Araújo, que imediatamente confirmou a viabilidade do remanejamento.

O encontro ainda teve outras propostas de vereadores ao Executivo, como a montagem de cestas básicas e distribuição a famílias carentes com os alimentos não consumidos da merenda escolar, levando em conta a suspensão das aulas na rede pública de ensino. A proposta será analisada.

De acordo com o presidente da Câmara de Arujá, Gabriel dos Santos (PSD), o prefeito se tem se mostrado receptivo às propostas dos parlamentares. Segundo ele, todos os vereadores - sem exceções - têm atuado com comprometimento nesta crise. “Esse é um momento que requer união, trabalho conjunto independentemente de ideologia ou interesses políticos. Unidos por ações coordenadas entre os poderes superaremos essa crise da forma menos traumática possível”, defendeu o líder legislativo.

Mesmo em meio à pandemia, os vereadores têm se reunido quase que diariamente para discutir ações de enfrentamento à crise e seus reflexos sanitários e econômicos.

Centro de Triagem

Outra proposta apresentada pelo Legislativo foi a criação de um Centro de Triagem dos casos de infectados pelo Covid-19. A medida foi acatada pelo Executivo. O funcionamento do equipamento terá início a partir do dia 7/4. Na quarta-feira (1/4), o prefeito divulgou um vídeo no qual anuncia a implementação do centro de triagem na região central, onde está localizado o prédio da Clínica Mais Vida, cedido ao município pelo proprietário.

Além da implantação do Centro de Triagem, o governo municipal ainda anunciou a ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e o funcionamento 24h do PAM do Barreto, e disse estudar outras medidas em conjunto com a Câmara Municipal.

Ainda participaram da reunião os vereadores Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Ana Cristina Poli (PL), Julio Taikan Yokoyama (PSDB), o Julio do Kaikan, Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, Edval Barbosa Paz (PSDB), o Professor Edval e Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Professora Cris do Barreto.

Além do prefeito, participaram do encontro os secretários municipais de Planejamento, Juvenal Penteado - que passou a presidir o Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19 - e Caio César de Araújo, de Finanças.

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!