Assunto foi debatido em sessão
Vereadores da Câmara de Arujá demonstraram preocupação com os impactos que obras de infraestrutura, como a construção do trecho norte do Rodoanel, e de expansão comercial e industrial, entre as quais, a construção do shopping na avenida João Manoel, poderão causar à mobilidade urbana na cidade.
“Arujá não tem estrutura para receber a quantidade de investimentos que vem recebendo. Duplicação da Mogi-Dutra, a continuidade da pista do Rodoanel, shopping. Os problemas estão batendo à porta, inclusive, no que diz respeito à segurança, pois teremos um aumento considerável da população flutuante em nosso município”, ressaltou Gabriel dos Santos (PSD). Segundo ele, sem dúvida, as obras oferecem bônus à cidade, mas também implicam em grandes ônus.
O vereador Renato Caroba (PT) falou sobre a necessidade de a duplicação da Mogi-Dutra, no trecho entre a GM e a concessionária Destaque, atender aos moradores do Jardim Via Dutra. “Espero que eles sejam contemplados pois hoje se encontram ilhados entre as rodovias Mogi-Dutra e Presidente Dutra”, alertou.
O peemebista Jussival Marques de Souza chamou a atenção para a necessidade de alteração da rotatória localizada em frente à Drogalis. “Esta rotatória precisa ser mudada. Tem de fazer um projeto de engenharia de tráfego para melhorar o fluxo de veículos. Sei que o local é antigo, mas estamos em 2014 e a obra é urgente”.
Para o vereador Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, a questão central não é fluxo e sim a existência da rotatória. “Um estudo de impacto de vizinhança apresentado, em virtude da instalação do shopping na avenida João Manoel, apontou que a via é utilizada somente em 25% de sua capacidade. Com o shopping este percentual subirá mais 25%. Quer dizer, não é uma questão de fluxo e sim da rotatória, que precisa ser modificada.”
O parlamentar Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão, apontou os problemas causados pela obra do Rodoanel, agora em seu trecho Norte, às pessoas que vivem nas redondezas. “Como houve conflito entre as duas obras (Mario Covas e Rodoanel), muitos moradores do entorno estão tendo suas terras desapropriadas em uma extensão maior que a inicialmente apontada, pois a obra da Mário Covas avançou mais sobre as suas propriedades”, explicou.
Para superar os diversos desafios da mobilidade urbana, o vereador Julio Taikan Yokoyama (SDD), o Julio do Kaikan, defendeu a elaboração de legislação específica. “Esta questão tem a ver com planejamento e as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que exigirão dos municípios a criação de uma Lei para ordenar todas estas ações”, salientou.
Para o líder do governo na Casa, o vereador Reynaldo Gregório Junior (PR), o Reynaldinho,as obras, principalmente, a duplicação da Mogi-Dutra é uma grande vitória do prefeito. “É uma obra esperada há 12 anos e que vai beneficiar a população de Arujá e região”, explicou.
Além da duplicação da Mogi-Dutra, que deverá começar em 60 dias, estão em andamento a construção do trecho leste do Rodoanel, nas proximidades da divisa de Arujá com Guarulhos, e a duplicação da rodovia Mario Covas.
Segundo o secretário de Planejamento, Flávio Augusto Ferrari de Senço, os problemas entre as obras de construção do trecho norte do Rodoanel e a duplicação da Mário Covas já foram solucionados – com uma pequena alteração no projeto inicial desta última– e as negociações em torno das desapropriações serão finalizadas até o final deste mês pelo governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara de Arujá