Notícias
04 junho 2019
Projeto de notificação compulsória para casos de violência é aprovado em 2ª discussão e votação
Projeto de notificação compulsória para casos de violência é aprovado em 2ª discussão e votação
Aprovado em 2ª discussão e votação o projeto de Lei nº 203/2019 de autoria do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, que institui a Notificação Compulsória de Violência (NCV). A proposta consiste, basicamente, na obrigatoriedade do preenchimento de formulário para casos em que se identifique ações violentas contra idosos, crianças e adolescentes, homossexuais, portadores do vírus HIV, mulheres, deficientes, entre outras categorias.
Além de classificar o público-alvo, o projeto especifica os tipos de violência – psicológica, sexual, moral e financeira, por exemplo – e detalha os dados que deverão ser inseridos no formulário. Em alguns casos, como tentativa de suicídio, a proposta exige a Notificação Compulsória Imediata (NCI) em prazo de até 24 horas; em situações de violência doméstica a Notificação Compulsória será semanal, obedecendo os termos da Portaria nº 1271/2014 do Ministério da Saúde.
O trabalho de registro da violência envolverá principalmente as secretarias de Saúde e Assistência Social. Por fim, Rogério da Padaria propõe a criação de uma Comissão de Monitoramento da Violência no Município.
“Este projeto visa proteger as minorias que não denunciam agressões, muitas vezes, por medo, e possibilitar o levantamento de dados estatísticos e a elaboração de relatórios capazes de orientar o planejamento e a execução de políticas públicas de prevenção e combate à violência”, explicou Rogério.
Para se tornar Lei, o projeto precisa ser sancionado pelo Prefeito.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7015
Publicado em 04/06/2019
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!