Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


08 agosto 2019

Público prestigia exposição Caminhos do Senhor Bom Jesus

Público prestigia exposição Caminhos do Senhor Bom Jesus


Aproximadamente 200 pessoas já visitaram a mostra fotográfica Caminhos do Senhor Bom Jesus, na Câmara Municipal de Arujá, desde a sua abertura em 1º de agosto. A exposição conta, por meio de fotos, a história de devoção ao padroeiro. Somente no feriado municipal de 6/8 – data em que se celebra o santo – pelo menos 50 visitantes prestigiaram a exposição, que reúne, pela primeira vez, imagens da Igreja e da escultura do Senhor Bom Jesus registradas ao longo de décadas e guardadas pelo historiador João Machado. É um arquivo precioso que ficará até 15/8 à disposição da população.

Além de valorizar a cultura local, a exposição também é um atrativo para os alunos de escolas de Arujá que têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história da Cidade.

Na quarta-feira (7/8) foi a vez dos estudantes do segundo ano fundamental da Escola Municipal Sidônia Nasser do Prado. Eles estiveram na Câmara Municipal acompanhados dos professores Lucineia Aparecida Diniz e Daniel Cezário, da auxiliar Janaína Rosdachino e da diretora Juliana Paula dos Santos Cardoso.

Na quinta-feira (8/8), a Mostra recebeu os alunos da Escola Municipal Zilda Arns.

História de fé

De acordo com o livro Documenta Arujá – Cidade Natureza – Memórias, mitos e lendas de um povo que contribuiu para sua história, foi no século XVIII, ainda quando a rua Major Benjamin Almeida Franco era conhecida como Caminho de Arujá, que uma imagem de Jesus Cristo, feita em madeira, foi encontrada sobre um toco de árvores às margens do Rio Baquirivu. A devoção nascida deste encontro fez com que em 1744 uma capela fosse construída em louvor ao Senhor Bom Jesus e, no século XIX, neste mesmo local, a atual Igreja Matriz.

A partir da construção da capela, o Caminho de Arujá passou a ser conhecido pela população arujaense como Caminho do Senhor Bom Jesus de Arujá. Somente no século XX o antigo caminho foi denominado Rua Benjamin de Almeida Franco, como permanece até os dias atuais.

Visitação

A Mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. A Câmara fica na rua Rodrigues Alves, 51. A entrada é gratuita.



Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 08/08/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!