Notícias
04 fevereiro 2020
Secretaria de Saúde descarta, até o momento, casos de coronavírus em Arujá
Secretaria de Saúde descarta, até o momento, casos de coronavírus em Arujá
A Secretaria Municipal de Saúde descartou, até o momento, notificações de casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus em Arujá. A informação foi dada pela coordenadora do Departamento de Saúde Mirian Tereza Miletti durante audiência pública de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2019, realizada na Câmara Municipal de Arujá, na última terça-feira (4/2).
“Não há casos suspeitos de coronavírus em Arujá”, garantiu. Segundo Mirian, apesar da doença assustar, “pois a transmissão é rápida, via aérea, a letalidade é baixa”, ponderou.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 3/2 existiam 15 casos suspeitos de infecção por coronavírus em investigação no Brasil. Na região do Alto Tietê, apenas Mogi das Cruzes notificou uma suspeita.
1960
O coronavírus existe desde a década de 60 e a sua versão mais recente – denominada nCoV-2019 – foi descoberta em dezembro de 2019 na China. No entanto, existem outros quatro tipos do vírus já registrados. Dois deles são causadores de outras duas doenças: a Síndrome Respiratória Aguda Grave – a SARS, identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS, de 2012. (Fonte: Ministério da Saúde)
Colônia
Sem registro de uma presença efetiva de chineses em Arujá, Miriam desconsiderou a necessidade de uma ação específica da Secretaria de Saúde para controle do fluxo destas pessoas a cidade. Ao ser questionada sobre o assunto, afirmou: “Arujá não tem uma colônia representativa como é o caso de Mogi das Cruzes, por exemplo. Então, não temos estratégia neste sentido. Este protocolo (de verificação) já está sendo seguido pelos funcionários do aeroporto de Guarulhos por onde entram 70% dos chineses que chegam ao Brasil”, justificou.
O secretário adjunto da Saúde, Martino José Piatto, presente à audiência, fez questão de reforçar que a Secretaria está alinhada e atenta às orientações do governo estadual sobre a doença. “Inclusive faremos uma reunião para definir o fluxo de atendimento, em caso de identificação de um paciente infectado pelo vírus”, adiantou.
Presença
Também participaram da atividade os vereadores Ana Cristina Poli (PL), Júlio Taikan Yokoyama (PSDB), o Júlio do Kaikan, e Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria; a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Patrícia Elias do Prado, que representou a titular da pasta, Carmen Araújo Pellegrino; e a responsável pelo setor Financeiro e Administrativo da pasta, Livia Renata S. Pereira, além de membros do Conselho de Saúde, servidores públicos e representantes de organizações sociais que atuam no Município.
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!