Notícias
10 abril 2019
Secretária de Saúde reavaliará procedimento utilizado pelo Caps para troca de receita
Secretária de Saúde reavaliará procedimento utilizado pelo Caps para troca de receita
09 de abril de 2019 – A secretaria de Saúde pretende reavaliar os procedimentos adotados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para substituição de receita destinada à compra de medicamentos de uso controlado. A medida foi anunciada pela gestora da pasta Carmen Araújo Pellegrino durante reunião realizada na terça-feira (9/4) na Câmara de Arujá a pedido do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria.
Conforme relatou o parlamentar, pacientes que precisam de nova receita para a compra de remédios são obrigados a ficar mais de quatro horas aguardando “encaixe” na agenda do médico. “O tratamento é desumano, pois as pessoas são obrigadas a chegar às seis da manhã, mas somente são atendidas após às 10h30”, afirmou.
Segundo Carmen, há um problema “cultural” já que os pacientes são avisados previamente de que não serão atendidos de imediato.
A justificativa, no entanto, não convenceu Rogério da Padaria. “Se a Secretaria sabe que o paciente terá de retornar a cada dois meses para trocar a receita porque não agenda esse atendimento?”, questionou.
A consulta com um psiquiatra na rede pública municipal é marcada com intervalos de quatro meses, enquanto que a receita permite a compra de medicamentos para, no máximo, 60 dias. O motivo, conforme explicou Benedito Souza Ferreira, o Maguila, que atende no Caps, é evitar a utilização inadequada e até mesmo uma intoxicação dos pacientes.
“A preocupação é válida, no entanto, a gestão é ruim porque temos uma demanda reprimida”, concluiu Rogério.
A secretária informou que, além de rever o fluxo, está discutindo a possibilidade de contratação de um novo médico psiquiatra para a rede.
Também participaram da reunião os vereadores Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, e Rafael Santos Laranjeira (PSB).
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
(11) 4652-7015
Publicado em 10/04/2019
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!