
A convite do Legislativo, o prefeito Abel Larini e os secretários municipais estiveram presentes na Câmara na manhã de segunda-feira, 14, para a discussão do plano de metas de 100 dias para o início da nova gestão.
Durante o encontro, o secretário de Esporte, Vicente Nasser – o Souzão -, pediu aos vereadores o empenho com os deputados para que a cidade consiga emendas parlamentares e verba estadual para que as atividades do PROMESP (Programa Municipal de Esportes) sejam ampliadas, assim como outras ações da pasta.
Leandro Larini, secretário de Assuntos Internos informou que vai ficar responsável pelo atendimento dos vereadores e que vai prezar pelo bom relacionamento entre Legislativo e Executivo.
O secretário de Planejamento, Flávio de Senço falou sobre o seu trabalho que é estar integrado junto com os demais secretários para deliberar os assuntos de todas as pastas.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos dos Santos, destacou a vinda da ETEC (Escola Técnica Estadual) e do Senai, que garante a formação de centenas de jovens, porém, reiterou que o grande desafio da pasta continua sendo a qualificação profissional dos munícipes porque o número de empresas que se instalam em Arujá cresce a cada dia.
O prefeito Abel Larini informou aos parlamentares que o governador Geraldo Alckmin prometeu lançar as obras do Rodoanel Norte neste mês. Larini pediu que a obra fosse lançada em Arujá, na Avenida Mário Covas. Caso isso aconteça, a obra de duplicação da avenida será lançada no mesmo dia.
Os vereadores, na ocasião, se apresentaram e fizeram perguntas específicas para cada secretário.

CULTURA
A secretária de Cultura e Turismo, Bernadete de Lucena, pediu ajuda aos vereadores para ampliar a Agenda Cultural do município com novos projetos.
Os vereadores Rogério da Padaria e Gabriel dos Santos relataram algumas dificuldades dos munícipes de ir até a sede da Secretaria, que fica dentro de um condomínio, por problemas de distância ou para passar na portaria do empreendimento.
Bernadete explicou que vai continuar trazendo os atendimentos para região central, até porque o casarão deverá passar por manutenção. Outra ação será a criação de pólos culturais nos bairros mais afastados, conforme projeto elaborado ainda na gestão do ex-secretário Souzão. Sobre o mesmo assunto, Reynaldinho sugeriu ao prefeito que a área usada pela Cultura que está dentro do condomínio seja vendida e que o dinheiro seja revertido em outras obras como creches, pois o referido terreno em condomínio particular não tem tanta serventia para a população dado aos problemas relatados. A proposta de Reynaldinho ganhou apoio de vários vereadores.
Júlio do Kaikan sugeriu que, dada a falta de dinheiro para se construir um anfiteatro, que a Cultura reformasse um espaço já existente para sediar peças de teatros, formaturas, entre outros.
A secretária ainda falou da necessidade do município ter um Espaço Cultural para abrigar diversas atividades, inclusive a biblioteca municipal, que não fica no Centro, dificultando o acesso da população.
HABITAÇÃO
O secretário José Orlando da Silva falou que a meta da pasta é dar continuidade ao processo de construção de 892 casas populares pela CDHU na região do Jardim Emília e cuida do plano de gerenciamento de riscos.
Dr. Wilson Ferreira questionou se, além das casas da CDHU, se existe algum outro local para novos projetos habitacionais de baixa renda. O vereador foi informado pelo prefeito e pelo secretário de Obras, Juvenal Penteado que o município conseguiu mais casas populares e que a área que está em análise fica próxima ao Jardim Cerejeiras. O Executivo se reúne no final do mês com o governo do Estado para discutir o assunto.
MEIO AMBIENTE
Após se apresentar, a secretária Ionara Fernandes explicou que o plano para os próximos três meses é a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
O vereador Rogério da Padaria perguntou à Ionara qual o plano do Executivo em relação ao número de árvores doentes que estão caindo sobre casas, veículos e fiação devido às fortes chuvas de verão e qual o procedimento que a população deve tomar para solicitar a remoção de uma árvore que tem risco de queda.
A secretária explicou que para árvores que estão em passeio público nessas condições não necessitam de laudo técnico, portanto, o munícipe deve entrar em contato com a prefeitura e assim o serviço é feito sem burocracia.
Dr. Márcio solicitou ao prefeito que o Executivo acompanhasse melhor as ações da cooperativa CORA, sobretudo a coleta de recicláveis cuja agenda nos bairros não está sendo cumprida, o que estimula a população a não mais separar o lixo. O prefeito Abel afirmou que a secretária Ionara vai se reunir com o pessoal para tratar sobre isso.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Maria Luzia Sales Couto, secretária de Assistência Social explicou aos vereadores que o município atende cerca de seis mil famílias por mês, mas o número de atendimento pode chegar a 10 mil famílias levando em conta todas as atividades, inclusive com os programas em parceria com os governos Federal e Estadual.
Sobre as ações de despejo que podem acontecer futuramente com uma parcela de moradores do Parque Rodrigo Barreto, Dr. Wilson indagou Maria Luzia, se a secretaria tem um plano de ação para atender essas famílias caso os despejos ocorram.
A secretária explicou que a pasta, além de todos os profissionais já existentes, terá um assessor jurídico para mediar as situações e que o Executivo espera poder auxiliar as famílias como fizeram com as pessoas que moravam na massa falida da antiga Pró-Metal e que foram recolocadas em residências por meio do programa Renda Mínima.
EDUCAÇÃO
Dr. Wilson perguntou á secretária de Educação, Maria Gorete Alencar, sobre a situação de vandalismo da escola do Recanto Primavera que estava com mato alto e sendo usada por usuários de drogas a noite e no fim de semana.
Gorete explicou que até o início do ano letivo todas as escolas passarão por manutenção como limpeza, troca de grades, reformas de muros, e que a referida escola já conta com caseiro, o que, segundo ela, acabou com as reclamações dos moradores.
Já o vereador Rogério perguntou como a secretaria pretende zerar a fila de espera de crianças de até 4 anos para conseguir vaga nas creches. Segundo ele, há centenas de mães esperando vaga para seus filhos. A secretária explicou que a obrigatoriedade de vagas para essas crianças começa em 2016 e que já está prevista a construção de 10 novas salas no Parque Rodrigo Barreto e uma no Recanto Primavera.
Cocera Cabelo aproveitou o ensejo e reclamou à secretária a possibilidade da creche ser somente meio período, já que a maioria das mães que trabalham o faz em tempo integral no dia.
Gorete esclareceu que as crianças que já estão nas creches continuarão em período integral, que a nova regra só vai valer para novas matrículas. A secretária disse que as mães entenderam que o município não tem obrigação de atender a criança em período integral e que desta maneira a prefeitura atenderá as famílias que ainda aguardam por uma vaga. Gorete garantiu, no entanto, que em todos os casos “de risco”, a criança será assistida em período integral.
SERVIÇOS MUNICIPAIS
Paraíba Car questionou porque as famílias do bairro do Retiro ainda sofrem com a falta de água. O vereador denunciou ainda que na última sexta-feira, um caminhão-pipa da prefeitura com tanque enferrujado e outras irregularidades fazia a distribuição de água no local.
O secretário Ciro Dói explicou que na sexta-feira foi, excepcionalmente, usado o caminhão pipa antigo porque o contrato com a empresa que loca os outros caminhões acabou naquele mesmo dia, porém o contrato foi renovado e aquele caminhão não será mais utilizado para tal finalidade.
O bairro do Retiro está em uma área de manancial, então, explicou o secretário, a CETESB proibiu a instalação de rede de água no local. Não obstante ao fato, a prefeitura está tentando resolver o problema, segundo Ciro Doi.
ESPORTE
Renato Caroba perguntou ao secretário Souzão qual o prazo de término da construção da Praça da Juventude, no bairro do Mirante. Souzão passou a palavra para o secretário de Obras, Juvenal Penteado, que, por sua vez, explicou que a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento da empresas apresenta deficiências no departamento de análise técnica e por conta do prazo estendido deverá ser feita uma readequação no pagamento para nos próximos dias a obra ser retomada.
14/01/2013
Assessoria de Imprensa