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Tipo: Mesa

Data: 10/03/2025

Finalizado: Não

Processo: 20740/2025

Protocolo: 00562/2025

Situação: Aguarda 2ª discussão e votação

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria absoluta

Autoria: Mesa Diretora 2025

Assunto: Dispõe sobre a Modernização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Arujá e dá providências correlatas.

Justificativa: Senhores Vereadores; Senhora Vereadora: Ingressamos, nesta Casa Legislativa, com o presente Projeto de Resolução, para ser analisado e votado pelos senhores Vereadores, cuja matéria dispõe sobre alterações no Regimento Interno da Câmara Municipal de Arujá. Pretende-se com esta propositura esclarecer alguns pontos fundamentais no que se refere aos Pareceres de Comissões e pedidos de questão de ordem, regulamentar inscrições para oradores em tribuna, instituir o Sistema de Deliberação Remota, instituir a Ata Eletrônica e especificar as atribuições da Secretaria Administrativa, complementando a legislação vigente. A utilização do Sistema informatizado de Plenário, atualmente disponível, possibilita a inscrição em tribuna sem a necessidade de assinatura em livros, o que otimiza o tempo gasto com procedimentos burocráticos. A proposta visa consolidar essa prática, que já demonstra sua eficácia, adaptando-a de acordo com as novas necessidades da Casa. O Sistema de Deliberação Remota já é uma realidade cada vez mais consolidada no âmbito dos Poderes Judiciário e Legislativo ao longo do território nacional, representando uma solução inovadora e eficaz para a participação parlamentar à distância. Assim, diante destas referências de sucesso, nada mais apropriado que considerar a implantação de plataforma semelhante, sob o acompanhamento e gestão dos parlamentares, considerando que essa transformação se alinha à realidade de modernização dos processos legislativos, buscando proporcionar uma gestão pública mais acessível e inclusiva. Ato da Mesa Diretora da Câmara será responsável por regulamentar as medidas, detalhando os procedimentos e viabilizando a questão tecnológica na escolha da plataforma a ser utilizada que melhor atenda às necessidades da Casa. Adicionalmente neste projeto, propomos a instituição da Ata Eletrônica com o intuito de dinamizar os trabalhos da Casa Legislativa e aproveitar de forma mais eficiente os recursos computacionais disponíveis. Esta medida segue a tendência de procedimentos já adotados por outras Câmaras e outros entes públicos, dentre deles, destacamos o Poder Judiciário. Na prática, as atas, assim como outros documentos legislativos, são produzidas, divulgadas e arquivadas, na sua grande maioria, em meios eletrônicos e não mais físicos. Esta prática está sendo adotada no Brasil e no mundo, por trazer uma série de resultados positivos, como a economia de papel, otimização de tempo, recursos humanos, agilidade de procedimentos, garantir maior acessibilidade e transparência aos cidadãos, que terão acesso facilitado às atas e documentos legislativos, entre outros benefícios. Por fim, destacamos a necessidade de detalhamento das atribuições da Secretaria Administrativa, uma vez que este órgão desempenha papel fundamental no suporte às atividades legislativas. Com a ampliação de suas responsabilidades, é essencial que haja clareza e organização na definição das suas funções, garantindo o bom funcionamento e a continuidade das atividades da Câmara Municipal de Arujá. Rogamos aos nobres pares especial análise e aprovação da presente propositura.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 10/03/2025 357,7 KB

Tramitações

18

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 23/06/2025 - Prazo: 23/06/2025

Objetivo: Plenário - Primeira Discussão

Complemento: 21ª Sessão Ordinária

Resposta: 23/06/2025

Resultado: Aprovado com Emendas

Complemento: Emendas Nº 9 e 10/2025

Documento vinculado: Emenda Nº 9 ao Projeto de Resolução Nº 16/2025

17

Remetente: Comissão de Finanças e Orçamento/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 16/06/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 23/06/2025

Resultado: Ciente

16

Remetente: Fábio Messias Viana Ferreira

Destinatário: Comissão de Finanças e Orçamento/2025

Envio: 12/06/2025 - Prazo: 14/06/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 16/06/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 39/2025 ao Projeto de Resolução Nº 16/2025

15

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Fábio Messias Viana Ferreira

Envio: 04/06/2025 - Prazo: 14/06/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Presidente da CFO para manifestação nos termos do Art. 144 do RI.

Resposta: 12/06/2025

Resultado: Ciente

14

Remetente: Comissão de Assuntos Internos/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 02/06/2025

Objetivo: Analisar

Resposta: 04/06/2025

Resultado: Ciente

13

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 26/05/2025 - Prazo: 26/05/2025

Objetivo: Plenário - Leitura

Complemento: 17ª Sessão Ordinária

Resposta: 26/05/2025

Resultado: Lido

12

Remetente: Roberto Marques da Silva

Destinatário: Comissão de Assuntos Internos/2025

Envio: 23/05/2025 - Prazo: 29/05/2025

Objetivo: Manifestar

Resposta: 28/05/2025

Resultado: Parecer Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 6/2025 ao Projeto de Resolução Nº 16/2025

11

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Roberto Marques da Silva

Envio: 19/05/2025 - Prazo: 29/05/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Presidente da CAI para manifestação nos termos dos Arts. 44 e 144 do RI.

Resposta: 23/05/2025

Resultado: Ciente

10

Remetente: Comissão de Justiça e Redação/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 19/05/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 19/05/2025

Resultado: Recebido

9

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Comissão de Justiça e Redação/2025

Envio: 31/03/2025 - Prazo: 10/04/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 12/05/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 50/2025 ao Projeto de Resolução Nº 16/2025

8

Remetente: Comissão de Justiça e Redação/2025

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 31/03/2025

Objetivo: Analisar

Resposta: 31/03/2025

Resultado: Deferido

7

Remetente: Ana Lucia dos Santos

Destinatário: Comissão de Justiça e Redação/2025

Envio: 20/03/2025 - Prazo: 29/03/2025

Objetivo: Exarar parecer

Resposta: 28/03/2025

Resultado: Prorrogação de prazo

Documento vinculado: Correspondência Nº 47/2025

6

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Ana Lucia dos Santos

Envio: 19/03/2025 - Prazo: 29/03/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Presidente da CJR para manifestação nos termos dos Arts. 44 e 144 do RI.

Documento vinculado: Despacho Nº 449/2025

Resposta: 20/03/2025

Resultado: Ciente

5

Remetente: Secretaria Jurídica

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 19/03/2025

Objetivo: Parecer Favorável

Documento vinculado: Despacho Nº 445/2025

Resposta: 19/03/2025

Resultado: Recebido

4

Remetente: Gabinete da Presidência

Destinatário: Secretaria Jurídica

Envio: 10/03/2025 - Prazo: 20/03/2025

Objetivo: Manifestar

Complemento: A/C do Secretário Jurídico para manifestação nos termos dos Arts. 44 e 144 do RI.

Documento vinculado: Despacho Nº 381/2025

Resposta: 19/03/2025

Resultado: Favorável

Documento vinculado: Parecer Nº 35/2025 ao Projeto de Resolução Nº 16/2025

3

Remetente: Drª. Sharliny Gabriela Ciuniti Poli

Destinatário: Gabinete da Presidência

Envio: 10/03/2025

Objetivo: Despachar

Documento vinculado: Despacho Nº 362/2025

Resposta: 10/03/2025

Resultado: Ciente

2

Remetente: Secretaria Legislativa

Destinatário: Drª. Sharliny Gabriela Ciuniti Poli

Envio: 10/03/2025 - Prazo: 20/03/2025

Objetivo: Despachar

Resposta: 10/03/2025

Resultado: Ciente

1

Remetente: Mesa Diretora 2025

Destinatário: Secretaria Legislativa

Envio: 10/03/2025

Objetivo: Encaminhar para as providências

Resposta: 10/03/2025

Resultado: Autuado

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Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta 17ª Sessão Ordinária de 2025 26/05/2025 Leitura
Pauta 21ª Sessão Ordinária de 2025 23/06/2025 Única Discussão

Votações

17ª Sessão Ordinária de 2025

Votação: Nominal

Fase: Leitura

Resultado: Lido

21ª Sessão Ordinária de 2025

Votação: Nominal

Fase: Única Discussão

A favor (15) - Caio Guilherme Ferreira Melo, Juvenildo Barboza da Silva, Leandro Franco Larini, Samoel Maia de Oliveira, Tiago Souza Santana, Ana Lucia dos Santos, Cristiane Araujo Pedro de Oliveira, Roberto Marques da Silva, Luciano Aparecido de Lima, Danilo da Silva Santos, Divinei da Silva, Fábio Messias Viana Ferreira, Paulo Henrique Maiolino, Roberto Daniel Duarte, Moisés de Oliveira Marcelo

Resultado: Aprovado

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