Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


07 junho 2023

Em Tribuna, vereadores enaltecem importância da recém-inaugurada Escola do Legislativo arujaense

Iniciativa foi apontada como fundamental para estimular maior participação popular no debate de políticas públicas


A inauguração da Escola do Legislativo Professora Ana Cristina Poli foi o grande destaque da última sessão ordinária, realizada em 5/6. Em suas falas os vereadores apontaram a importância estratégica da nova ferramenta para ampliar a participação popular e atuação dos jovens nos debates e nas decisões políticas, principalmente, aqueles que envolvem a Câmara Municipal.

As atividades da Escola do Legislativo foram oficialmente abertas com uma Sessão Solene, dirigida pelo vereador Abelzinho (PL), presidente da Casa de Leis, e a Aula Magna do professor de Filosofia Mario Sergio Cortella na última quinta-feira (2/6) no auditório da PL. Mais de mil pessoas prestigiaram o evento.

“Tivemos a alegria de iniciar as comemorações do aniversário da Cidade com essa aula inaugural magnífica do professor Mario Sergio que marca a inauguração da Escola do Legislativo e o desejo dessa Casa de aproximar os jovens, as crianças e toda a população da Casa de Leis”, disse o vereador Luiz Fernando (PSDB), coautor do projeto que criou a Escola do Legislativo em Arujá.

Ele destacou o empenho da Casa na organização do evento e a presença de autoridades como o deputado estadual André do Prado, atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do secretário estadual de Turismo Roberto de Lucena e do prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo.

“Não há como não falar desse evento que culminou na inauguração da Escola do Legislativo. Um marco histórico para a Câmara de Arujá e para nossa cidade”, pontou Reynaldinho (PTB).

Divinei (PL), que assina com o presidente da Casa, Abelzinho, o projeto de denominação da Escola, lhe parabenizou pela iniciativa de criação da E-Legis e reforçou a necessidade de a população participar mais efetivamente da política. “A creche, a UBS, só vão par ao bairro por causa da política. Precisamos resgatar esse interesse e estimular a participação das pessoas. É extremamente importante”.

Renan de Arujá (PODE) também apontou a relevância do projeto no que diz respeito à atração dos jovens para a política. “O futuro depende dos jovens e serão eles que irão nos substituir no futuro. Por isso, digo a todos que participem de nossos cursos”, conclamou.=

Vice-presidente da Câmara, João Luiz (PSD) e registrou seus parabéns ao presidente da Casa pelo evento e a todos os servidores que participaram da organização do evento. “Foi um evento magnífico”, resumiu.

Autor do projeto que criou a Escola do Legislativo, Abelzinho (PL) também classificou a inauguração como “um evento histórico”. “Todos os vereadores dessa Legislatura serão lembrados por esse momento. Registro aqui minha alegria e meu contentamento por termos a oportunidade de entregar essa Escola à população de nossa cidade”.

A Escola do Legislativo oferecerá cursos gratuitos à população voltados a temas como orçamento público, gestão administração e autoconhecimento, entre outros. Também abrirá oportunidade de aperfeiçoamento profissional para servidores públicos. Todos os participantes serão certificados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto Paulista do Legislativo (ILP), parceiros da Escola.

Ordem do Dia

Também foram destaques na Sessão Ordinária de 9/6:

  • Leitura do projeto de Decreto-Legislativo (nº 22/2023) de autoria do vereador Abelzinho (PL), que institui a Medalhas Mulher Destaque da Câmara de Arujá.
  • Aprovação em 1ª discussão do projeto de Lei nº 123/2023 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024.
  • Aprovação em 2ª discussão e votação, com emendas, do projeto de Lei nº 182/2023, que institui no Calendário Oficial do Município a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Depressão e Automutilação, de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD).

Parabenização

O Plenário ainda aprovou duas Moções de Parabenização e Aplausos: a primeira foi destinada a Luiz Emídio pela organização do concurso Miss Arujá 2023, de iniciativa do vereador Reynaldinho (PTB) – nº 163/2023 – e a outra à Comgás pela participação ativa na campanha de prevenção à COVID-19 no ano de 2020, de iniciativa do vereador Paulinho Maiolino (PSD) - nº 164/2023.

A Câmara ainda lamentou falecimento da senhora Arminda Cantissani Barbosa Coutinho por meio da Moção de Pesar nº 167/2023.

Indicações

Foram encaminhadas ao Poder Executivo 49 indicações e 18 requerimentos.

O vídeo da Sessão está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.

 

 

 

 

 

 

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!