Notícias
30 agosto 2023
Parada LGBTQIAPN+ deverá integrar Calendário de Festividades de Arujá
Público, que organizou primeira edição do evento na cidade, ganhou Moção de Parabenização
O público LGBTQIAPN+ lotou as galerias do Plenário Vereador João Godoy e marcou presença na Sessão Ordinária de segunda-feira (28/8) para receber uma Moção de Parabenização e Aplausos (nº 192/2023) pela realização da 1ª Parada em Arujá.
Além da homenagem, proposta pelos vereadores Genilson Moto (PT), Jean da Padaria (PDT) e Rafael Laranjeira (Rede), o grupo saiu do Legislativo com o compromisso de que o Plenário vai discutir a inclusão da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no Calendário de Festividades do Município.
Com bandeiras nas cores do arco íris, símbolo do movimento, o público foi recebido e saudado pelos vereadores e ganharam voz inédita no espaço do Parlamento. “Estamos vivendo um dia histórico. Hoje, vocês não estão ganhando apenas uma Moção, mas algo muito maior: representação política”, resumiu o vereador Laranjeira, um dos autores da propositura.
“Vivemos em um País democrático e temos de fazer valer essa democracia, principalmente, nas instituições públicas. Não há espaço na Câmara para desrespeito, racismo. Aqui é a Casa de Leis. E aqueles que pleiteiam uma cadeira aqui na Câmara saibam que aqui é o espaço de todos”, disse o parlamentar ao anunciar a intenção de apresentar o projeto de inclusão da Parada no Calendário.
“Tristeza sabermos que ser uma pessoa LGBT é considerado crime em mais de 70 anos, sendo que, em alguns deles, são punidas com a pena de morte. Vocês ficaram invisíveis por muito tempo, mas vocês precisam ser vistos e respeitados”, disse o vereador Genilson Moto (PT).
Para o vereador Jean da Padaria (PDT) “não há mais espaço para o preconceito, seja ele
de cor, de religião ou de orientação sexual. Parabéns aos idealizadores do evento. Ser alguém do bem é que nos faz seres humanos de verdade”, pontuou.
Também discursaram os vereadores Renan de Arujá (PODE), Reynaldinho (PTB), GCM Uelton (PSDB) e Divinei (PL).
Homenagens
Ainda tiveram suas atuações reconhecidas a cantora Silvana Cardoso, os organizadores da Taça de Favelas Edição Alto Tietê e os membros da CUFFA. As Moções (191/2023 e 190/2023) foram apresentadas pelos vereadores Paulinho Maiolino (PSD) e GCM Uelton (PSDB) respectivamente.
Além dos autores, fizeram coro às homenagens os vereadores Reynaldinho (PTB), Renan de Arujá (PODE) e Abelzinho (PL).
Ordem do Dia
Foi aprovado em 2ª discussão e votação o projeto de Lei nº 137/2023 que altera os dispositivos da Lei Municipal nº 3038/2018. A propositura é de autoria do Poder Executivo.
Também passou pelo Plenário, em única discussão e votação o projeto de Resolução nº 31/2023, que autoriza a participação da vereadora Profª Cris do Barreto, Procuradora da Mulher, no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais e no Fórum da Mulher Parlamentar.
Ainda foram lidas e encaminhadas 46 indicações e aprovados 13 requerimentos.
Leitura
Um total de 14 projetos foram incluídos para Leitura.
Extraordinárias
O presidente da Casa, Abelzinho (PL), convocou duas Sessões Extraordinárias – na 100ª foram aprovados quatro projetos e duas emendas. Passaram pelo Plenário em 1ª discussão e votação:
Já na 101ª Sessão Extraordinária foi aprovado em 2ª discussão e votação, o Projeto de Resolução nº 32/2023, de autoria da Mesa Diretora.
Todas as Sessões estão disponíveis na íntegra no canal oficial da Câmara no YouTube.
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.15 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!